A Tableflip Guide: Transitioning from Tester to Developer

Estava dando uma navegada por ai, e achei esse artigo no Medium…

https://medium.com/@marlenac/a-tableflip-guide-transitioning-from-tester-to-developer-f09f3c79f25a

E então, o que acham da visão dela?

Post excelente! As dicas dela são muito boas. Essa parte que foi muito foda: “I hope that every tester no matter how long they have been in testing or how old they are considers whether they want, at some point, to try being a developer.

Eu também já tive esses questionamentos. Com o tempo, tem ficado mais claro o meu perfil profissional. Recentemente, li o livro How Google Tests Software e me identifiquei bastante com um dos perfis relacionados a teste. Recomendo muito ler esse livro, foi bem interessante.

Pra quem não conhece os perfis de teste do Google, são dois perfis: o Software Engineer in Test (SET) e o Test Engineer (TE). O primeiro perfil é um engenheiro de software como qualquer outro, mas com skills de teste e com um papel de facilitar o desenvolvimento, cuidar de arquitetura, integrações, qualidade de código, builds e automação de testes (exceto end-to-end, que eles chamam de large tests - a Google nomeia os níveis de testes como small/medium/large). O segundo perfil é um cara que não necessariamente escreve código (mas tem a capacidade para tal), que cuida mais dos testes com foco no usuário final, no negócio em si, e que também faz a automação de testes end-to-end (large).

Abs :)

Uma parte que achei interessante e que me fez pensar é sobre o Mentoring… na empresa onde estou posso dizer que sou a pessoa mais envolvida com Testes, e geralmente sou um “mentor” para os outros (segundo as características apresentadas de um mentor). Porém, sinto a falta de um mentor, alguém com quem posso tirar minhas dúvidas, alguém em quem me espelhar.
Muitas vezes já me questionei se deveria partir para a programação, e muitas pessoas veem o meu perfil técnico e me questionam a mesma coisa.

Eu ainda pretendo continuar na área de testes, mas agora meu questionamento é diferente: Devo mudar de empresa? Devo ir para um lugar onde tenham profissionais de testes mais experientes ou devo ficar e fazer minha equipe de testes crescer?

Opa Bruno, entendo bem o seu lado. Uma coisa que me incomodava era trabalhar meio “sozinho” e ter mais a ensinar do que aprender dentro de uma empresa.

A última experiência que tive foi muito boa pra me desafiar intelectualmente e sair desse cenário. Trabalhei por 7 meses em uma startup com 4 pessoas (eu, 2 devs e um CTO), saindo completamente da minha zona de conforto. Trabalhei com todo tipo de automação de testes, com linguagens que ou nunca tinha usado (Scala) ou não dominava (JavaScript), com várias tecnologias mais atuais (cloud computing, NoSQL, Node.js, etc) e com a parte relacionada a DevOps (pipelines de CI/CD, Docker, Ansible, etc).

Quando tomei essa decisão, sabia que iria ganhar um salário um pouco menor, mas também sabia que ia aprender MUITA coisa, e foi excelente pra isso. Hoje, eu tenho mais noção dos meus pontos fortes e em quais frentes eu posso atuar em uma equipe. A experiência foi curta por diversos motivos não técnicos (incluindo o salário), mas também é claro que chega uma hora em que você não tem muito mais o que aprender.

Atualmente, estou como o único QA em uma empresa em que posso usar essa multidisciplinaridade pra ajudar minha equipe, e que também tenho coisas a aprender, mas sem sair completamente da zona de conforto como antes, hehe. O bom de agora é que não trabalho “sozinho”, já que os devs daqui tem a cultura de automatizar testes. To tendendo bastante ao perfil do Software Engineer in Test do Google, que mencionei anteriormente.

Mas enfim, se quiser trocar alguma ideia, é só entrar em contato. Acho esses assuntos de carreira bem maneiros. :)

Abs

Então @stefanteixeira , aqui na empresa estou assim, meio “sozinho”. Entrei aqui quando a equipe de Testes e o processo ainda não estavam maduros, e o que fui aprendendo de tecnologias e coisas de teste foi meio sozinho. De 2010 para cá muita coisa mudou para melhor na empresa, com relação ao processo. Tiramos certificação CMMI 2 e 3, a equipe de testes deu uma amadurecida com relação ao mesmo processo, mas não vejo o desenvolvimento das pessoas na mesma velocidade. Quando um se destaca logo parte para programação ou consultoria.
Este ano estabeleci para mim uma meta de que a maioria das pessoas da equipe estejam mais por dentro do assunto de testes, que não pensem que teste é só sair clicando e testando regras de negócio, que existe um mundo de opções de testes. Alguns já fizeram provas de certificação, outros estão para fazer… mas ainda percebo que são menos da metade os mais entusiasmados. A equipe tem umas 20 pessoas…
Fico na indecisão de sair ou ficar porque vejo dois lados:

• aprender com o desafio de sair do caos para uma equipe, quem sabe num futuro próximo, mais madura, ou
  • ir para uma empresa onde eu não teria tantos desafios com processo, mas onde eu poderia aprender com um processo consolidado e pessoas com mais conhecimento que eu.

Enfim, muito obrigado pela sua visão, e qualquer hora entro em contato sim, sempre é bom uma opinião vinda de fora! :D

Bruno,

A experiência de ter uma equipe e ver ela crescendo com certeza deve ser gratificante, além de ser algo bom pro seu currículo. O problema é você não conseguir crescer também e ficar apenas sendo um mentor. Eu fiquei por um bom tempo só ensinando e sem conseguir aprender tanta coisa como deveria em empresas anteriores, e mesmo depois da experiência mais hardcore que mencionei, ainda sinto que tenho muito a aprender.

Hoje estou num momento de querer aprender ainda mais e trabalhar sempre com pessoas das quais eu possa extrair algum aprendizado. Eu curto muito trabalhar com pessoas realmente boas no que fazem e que sejam acessíveis, pra permitir a troca de experiências.

Acho muito interessante esse perfil de líder técnico, e é algo que, quando eu me sentir realmente experiente o suficiente, vou tentar buscar, hehe.

Abs!

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.