Então, qual é a razão do teste ser uma tarefa difícil?

1 - Um produto sempre tem bugs
Não importa o quão duro você teste. Não há nenhuma maneira de eliminar todos os bugs da aplicação.
Diferentes técnicas, estratégias e cenários de teste podem ajudar a diminuir o número de bugs, mas não eliminá-los.

2 - Bugs continuam a ser um problema
Quando um novo bug é encontrado, os desenvolvedores tentam argumentar que não é erro, que é um comportamento esperado. O pensamento tradicional de alguns desenvolvedores continuam, que a correção de bugs é uma atividade desagradável. E sim, agora você sabe como se sente quanto todo mundo te odeia.

3 - Menos envolvimento, e mais expectativa
É um cenário comum para muitos projetos. Gerentes pensam que o teste é como executar um script e todos os documentos necessários podem ser preparados na hora que é solicitado. Mas isso não é verdade.
Testadores devem ter o mesmo tempo que os desenvolvedores têm para fazer o seu trabalho.

Como fazer seu trabalho ser mais fácil?

1 - Insistir em sua visão
Há situações em que algumas implementações e funcionalidades parece ilógica e mal compreendida. Nesse caso, você deverá argumentar e debater aspectos até o último nível. Assim tudo irá ficar mais claro, e detalhes valiosos que não podem ser omitidos são esclarecidos.

2 - Teste o que realmente é relevante
Pense sobre as diferentes estratégias e técnicas na sua vida cotidiana. Isso pode ser útil em projetos reais, especialmente quando alguns bugs não podem ser encontrados ou reproduzidos de forma normal. Tal abordagem pode economizar muito tempo quando um projeto tem prazo curto.

3 - Nunca para de aprender
Não importa se você é iniciante ou com 10 anos de experiência. No momento que você parar de aprender, sua carreira fica estagnada, podendo retroceder. O teste de software está ganhando cada vez mais espaço nas empresas, e você precisa aprender novas técnicas, novas tecnologias e abordagens.
Assim, você irá ganhar mais conhecimento e experiência para analisar e identificar erros.
Torne o aprendizado uma tarefa diária em sua vida. Pois a vida pode, em algum momento, cobrar duramente a falta de novos conhecimentos.

4 - Não encare o teste como uma tarefa chata
Não se limite somente os casos de teste. Você é livre para criar novos testes.
Use cada oportunidade de testar como uma oportunidade de colocar em prática novas técnicas e aprendizados.
Ou melhor, crie você mesmo suas técnicas. Com o tempo (estudo e prática), você irá criar suas próprias técnicas de teste.

Continue Lendo aqui - Keep Calm e teste

Abraços!!