O Tester no "Ágil"

https://medium.com/@FindBugsBR/feedback-ágil-c5b03808ce9b

Conheci três caras, que me perguntaram tudo sobre metodologias ágeis em uma hora de conversa, entre as perguntas tinha uma que não soube responder sem ser com uma resposta clichê.

“O que é ser ágil?”

Pelo que entendi, ser ágil para aquele time é não somente otimizar os processos, mas também otimizar a sinergia do time, fazendo com que as palavras e definições não sejam necessárias, pois com o tempo ficam implícitas, além do feedback contínuo, isso garante que pessoas acomodadas, os famosos “saboneteiros” não fiquem no limbo e o interessante, serve para todos.

Sempre ouvi “As metodologias devem se adequar à nossa forma de trabalhar, não o contrário” e aceitei ver papéis sendo excluídos e acumulados, trabalhando em um time que “se achava” ágil, mas no fundo ignorava os princípios básicos do manifesto .

A ideia “ágil” de disseminar conhecimento, ser um time onde todos tenham voz ativa e o feedback mútuo possar ajudar na melhoria continua dos habilidades e vestir a camisa seja uma coisa natural tem tudo para ser um novo Framework, só precisa inserir no time o papel da qualidade para a engrenagem rodar sem gargalos.

Não devemos cometer os mesmos erros das equipes que não acreditam que teste feito por um tester é importante, os testes unitários garantem uma parte da qualidade, mas os testes funcionais garantem entrada de dados, processamento e resposta, caso esse teste seja feito por um usuário final, a resposta pode ser um erro e assim se perde agilidade.

Para essa geração “disseminar conhecimento” é a frase.

Geralmente em uma situação típica de Ágil, é esperado que todos os integrantes da equipe auxiliem com os testes, e ainda ter um pessoal dedicado exclusivamente ao teste, pode de certa forma se tornar injustificado. Na prática, isso significa que todos permanecem cronicamente como testadores amadores, destreinados e desmotivados. O papel de um testador em uma equipe Ágil poderia ser um papel na posse de uma pessoa dedicada ao domínio das competências e ferramentas de teste, que é compartilhado entre muitos projetos. Este é um papel que me sinto próximo, porque é algo que eu já faço. Eu sou um testador de software que gosta de sujar as mãos fazendo e executando testes. Eu amo mudanças de curto prazo e ajudar os outros testadores e programadores a encontrar problemas importantes.

O que um testador pode fazer em uma equipe Ágil?

Você pode fazer perguntas como, Que tipos de risco tem o produto? O teste vai ajudar a respondê-lo? Como posso contribuir com o projeto? Como posso ajudar alguém a testar hoje?

Especificamente um testador pode:

• passar semanas em um projeto, atuando como um testador responsável.
  • passar alguns dias em um projeto, organizar e dirigir eventos de teste, treinar as pessoas e ajudar a avaliar os resultados.
  • gastar tão pouco quanto 90 minutos em um projeto, a revisar uma estratégia de teste e dando sugestões para um testador ou desenvolvedor .
  • participar de uma reunião de planejamento de sprint para assegurar que as questões de teste são discutidas.
  • projetar, escrever, ou configurar uma ferramenta para ajudar a executar um determinado tipo especial de testes.
  • treinar um outro testador sobre como criar uma estratégia de teste, usar uma ferramenta ou de outra forma aprender a ser um testador melhor.
  • fazer sentido de cobertura de teste .
  • trabalhar com designers para promover uma melhor capacidade de teste no produto.
  • ajudar a melhorar as relações entre testadores e desenvolvedores, ou se não há outros testadores ajudar os desenvolvedores a pensar produtivamente sobre o teste.

É um papel de tempo crítico. Você deve aprender a fazer triagem e dividir o seu tempo em muitos tópicos de tarefas. Você deve reavaliar o projeto e risco do produto praticamente todos os dias. Você deve incorporar as habilidades e o temperamento necessário para trabalhar em Ágil.

O ideal é que cada equipe de desenvolvimento Ágil seja razoavelmente auto-gerenciável ou pelo menos prontos para as visitas periódicas de um testador com a missão de mantê-los nos trilhos.

O que um testador em Ágil precisa?

• A habilidade e o entusiasmo para mergulhar dentro do produto e fazer testes quanto necessário.
  • A capacidade de puxar-se para fora de uma tarefa de teste específico e ver o todo.
  • A capacidade de recrutar ajudantes.
  • A capacidade de conduzir comboios de testadores e as pessoas que podem ajudar no teste.
  • Um amplo conhecimento de ferramentas e capacidade de escrever conforme necessário.
  • Um bom relacionamento com os desenvolvedores.
  • A capacidade de falar em reuniões de planejamento de sprint sobre questões relacionadas com os testes, tais como a capacidade de teste.
  • Um profundo conhecimento de testabilidade .
  • A capacidade de liderar grupos ad-hoc de pessoas com personalidades difíceis durante os eventos ocasionais de teste.
  • Uma capacidade de falar na frente das pessoas e produzir documentação útil e concisa , se necessário.
  • A capacidade de gerenciar diversos tópicos do trabalho de uma só vez .
  • A capacidade de avaliar e explicar testes em geral, bem como no que diz respeito a formas particulares de teste.

Um bom testador em Ágil irá ouvir os conselhos de todos, mas ninguém precisa dizer a um testador o que fazer a seguir. Testadores gerir as suas próprias missões de teste, em consulta com clientes conforme surgirem. O testador deve ser capaz de descobrir e analisar o contexto de testes, então se adaptar a ele ou moldá-lo, se necessário. É um papel feito para testadores que querem fazer a diferença em suas equipes.

Tester

@marioramos18, estas características de testadores ágeis eu estenderia a TODOS os testadores, mesmo em uma equipe não ágil.
Parabéns pela síntese, concordo totalmente! :D

@marioramos18 Exatamente isso!

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.