Quando os programadores fazem o seu trabalho!

Algumas das tarefas mais importantes no papel de um testador é identificar interpretações alternativas de declarações aparentemente claras e simples. Um tempo atrás uma pessoa escreveu a seguinte mensagem no Twitter “***Quando os programadores fazem o seu trabalho, os testadores não encontram nada e, portanto, não tem nada de útil para contribuir ***”. Eu prefiro pensar que sua intenção foi lembrar os programadores de assumirem a responsabilidade pela integridade e qualidade do seu trabalho, e não a pequenos testadores. Continue lento aqui…

Tester

Concordo com tudo que foi colocado!

Tem pessoas que acham que a área de testes irá acabar já que hoje programadores fazem testes automatizados, TDD, BDD, … Mas eu acho que só irá acabar as vagas de testadores para aqueles testadores “mais ou menos”, aqueles que só testam valores limites, aqueles que só clicam botões, aqueles que não buscam fazer testes mais profundos. Mas para todas as outras coisas, como foi colocado no artigo, ainda será muito importante o testador.

"Quando os programadores fazem o seu trabalho, os testadores encontram profundos, raros, ocultos, sutis, ou relacionados problemas com a plataforma."

Sempre digo aqui na empresa que meu sonho é ver o sistema bom o suficiente para não ter mais que me preocupar com erros grotescos. Espero ver o produto com tal maturidade a ponto de deixar de lado os testes simples e começar a focar em casos mais complexos, tanto funcionais como de Usabilidade, performance e segurança.

Parabéns pelo artigo!

@Bruno-Fernandes disse:

Espero ver o produto com tal maturidade a ponto de deixar de lado os testes simples e começar a focar em casos mais complexos, tanto funcionais como de Usabilidade, performance

Eu meio que vivo esse “impasse”… meu time é bem centrado em teste… e por mais que vc luta… parece machismo… a gente é criado com esse estigma e tem que lutar contra ele todos os dias… pq se não lutar, vem co comodismo ou a sensação de inutilidade.

E por outro lado, é mais um motivos que temos que ser especialistas generalistas… pq as vezes realmente não tem trampo de teste at all… mas tem trampo de desenvolvimento ou arquitetura… e sim… você faz parte da equipe e tem que ir lá e parear e fazer com os caras… :)

O trabalho dos programadores não deve ser uma preocupação para o tester, ao contrário, quanto melhor o trabalho deles, melhor o produto final será. A pessoa que escreveu isso no twitter realmente não sabe o que é trabalho em equipe ou o valor da qualidade no desenvolvimento de qualquer produto.

Nenhum produto está 100% livre de bugs!

Testes tem suas raízes na psicologia, no estudo do comportamento do cérebro humano. Se os seres humanos eram pensadores perfeitos, não teríamos necessidade de testar o nosso trabalho. Se fôssemos robôs sem emoção, usaríamos o teste de uma forma racional, para reduzir o risco nas nossas decisões. Se fôssemos clones idênticos, todos nós iríamos avaliar os riscos da mesma forma. Mas nós somos imperfeitos, irracionais e de valor agregado de diversos seres humanos. Por isso, testamos e tb testamos os nossos testes.

Tester

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.