Quais são as funções da àrea de Qualidade?

Bom dia a todos…

Estou com uma imensa duvida, quais são as atividades/funções de uma equipe de QA?

Na empresa que estou não existia área de qualidade, eram apenas testers. Estamos implementando a Área de Qualidade, já definimos algumas funções e tals… Mas eu gostaria de uma opinião de vocês!

Agradeço desde já…

Na empresa onde trabalho o QA, entre outras coisas, realiza auditorias no projeto (gerencia as não conformidades), confecciona, analisa e apresenta indicadores organizacionais de qualidade, trás tendências observadas em auditorias para análise e tomada de decisão em grupo. As atribuições do QA está baseado no CMMI 3.

A diferença básica entre Testers e QAs é que enquanto o Tester foca na qualidade do produto, o QA foca na qualidade do processo.

Obrigado Bruno Fernandes…
E estamos fazendo isso cuidando mais do processo e não só focando no projeto em si…

Atualmente tocando algumas atividades tipo:

• Testes Automatizados (SmokeTest e Teste de Aceitação)
  • Auditoria de Processo
  • Testes manuais
  • Auditoria dos Projetos

Trabalho em uma equipe de QA Corporativo. E aqui o QA é subdividido em basicamente:

Atendimento - cuida do processo de atendimento (URA, Portal do cliente, etc.);
Metodologia - Cuida de todo o processo de desenvolvimento da empresa;
Testes (onde atuo) - Cuida de projetos para aprimorar a área de testes na empresa como um todo, seja manuais, automatizados, performance, testes ágeis;
Garantia da Qualidade - Atende os segmentos da empresa em suas dúvidas, sugestões e também tem projetos que visam aprimorar o processo de desenvolvimento, além de fazer as auditorias;
Indicadores - Cuidam dos indicadores corporativos dos segmentos.

Como pode ver o QA aqui não executa testes, visto que a empresa é segmentada e cada segmento tem a sua equipe de testes “SQA”.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.