Roteiro de Teste

Olha… eu não achei nenhuma ferramenta open que fosse mais simples de usar que uma planilha do excel ( por isso estou cogitando / pesquisando / estudando / prototipando uma )

Tem que ver como vc esta escrevendo seus casos de teste para entender essas correções evolutivas.

Se você detalha muito seus casos de teste, a manutenção disso vai ser alta em qualquer ferramenta.

Se você gosta de sofrer… pode tentar o testlink…rs

So pra exemplificar como estão os roteiros de teste aqui…
Foi me passado essa demanda de evoluir isso aqui… mas são desse jeito que esta na imagem em anexo…

upload-6affde30-2d62-4e0b-9b94-2c47675917b3

@Leonardo-Galani, TestLink não, é muito sofrimento hehehehehe

@DiogoCosta, eu gosto muito de escrever como critérios de aceitação. Se for possível você usar BDD, o que eu recomendo, tem várias ferramentas que te apoiam nisso.

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

uahuaha todo mundo correndo de testlink, eu mesmo uso o amado e aclamado testlink deixa muito a desejar porém prefiro usar ele do que quebrar cabeças com planilhas de excel. @leonardo-galani quando terminar essa ferramenta ai pode distrubir pra gnt hahaha se precisar de ajuda pra alguma coisa pode contar cmg é uma boa idéia criar uma ferramente que atenda esses requisitos e seja totalmente o oposto do testlink

Bom dia Diogo,

Acho que se a dificuldade que você tem é em fazer a gestão da execução dos testes e se você quer apenas transcrever o que já tem pronto para uma ferramenta que faça a gestão da execução dos testes, acredito que o Testlink atende o propósito(Apesar de todos os seus defeitos).

Avalie com cautela a real necessidade disso:
Quantos testers existem no projeto que você está?
Quantos produtos você testa? Existem muitos testes? O quão grande são esses novos módulos e funcionalidades?
A empresa segue um processo de desenv. tradicional e formal? ou é mais ágil?
Apenas comento isso pq acredito que dependendo do seu contexto algumas abordagens podem ser mais interessantes do que outras.

Sobre os roteiros de teste, lembre-se que nem sempre é necessário ter um roteiro de testes detalhado para que seja possível testar. Algumas coisas podem ser verificadas através de checklists, mapas mentais, testes exploratórios, etc…

Estou passando pelo mesmo caso que o @DiogoCosta , estou criando os roteiros em excel, mas estão ficando meio grandes e estou achando desconfortável para pesquisa e navegação. Gostaria de utilizar alguma ferramenta para isso.

Alguem indica alguma? open ou paga…se for barata eu mesmo consigo comprar, porque acabará sendo para fins de estudos. Sou novo na área de testes :) 1 ano aproximadamente.0_1497557130530_2017-06-15_1704.png

@figueiredo_ph

(cof cof. .vc pode usar o sherlock)…

Cara… seus casos de testes estão meio engessados… tipo… Olha esse campo “como validar” … ele é realmente necessário? vc lê ele?

Você tem “testes de filtro” dentro do seu teste de cadastro e editar usuário…

Acho que vc precisa de um refactory bem grande em como vc planeja e escreve seus testes para depois pensar em usar alguma ferramenta.

@Leonardo-Galani como disse, eu tenho pouco tempo de experiência e este foi o primeiro roteiro de teste que escrevi na vida, pode dar umas dicas e exemplos? meu coordenador falou o seguinte: “teste tudo que tem na tela e que seja possível encontrar erro, rs”.

Vou dar uma olhada nesse sherlock.

@Leonardo-Galani você tem alguns exemplos pra me passar? abs!

@figueiredo_ph Eu faço um mapa mental, onde a cada funcionalidade a ser testada descrevo o cenário. Por´ém testes de campos e validações não detalho coloco como um ítem só pra não ser esquecido.

@Iasmy-Marinho said in Roteiro de Teste:

@figueiredo_ph Eu faço um mapa mental, onde a cada funcionalidade a ser testada descrevo o cenário. Por´ém testes de campos e validações não detalho coloco como um ítem só pra não ser esquecido.

Segue um exemplo:
0_1497883023886_2017-06-19_113508.jpg

Hmm…como sou novo na área estou aprendendo tudo isto, e como não sei fazer automação, ainda estou nos manuais, tanto que a empresa que trabalho não pretende automatizar nada por enquanto.

O ponto é eu fazer o melhor trabalho da maneira mais otimizada possível. Eu realmente acho os casos de testes meio cansativos de escrever e depois que formos validar novamente, o mesmo talvez já estará obsoleto pelo fato da aplicação ter novas funcionalidades, alteração de tela e coisas do tipo.

A ideia dos casos de testes resumido eu achei interessante, porém preciso trabalhar nisso, pois sou bem “metódico”. E o lance do mapa mental também é uma boa ideia.

@Iasmy-Marinho você descreve o cenário em qual software e de qual forma? Pode dar um exemplo? No print que você postou, quais campos seria apenas de validação? Se der depois add wpp que fica mais rápida a comunicação.

Valeu!!!

@figueiredo_ph eu removi seu celular dos replys para sua própria segurança, pois aqui é um fórum aberto e indexado pelo google… :)
Você pode usar o sistema de mensageiria pessoal para passar seu numero de celular :)

Sem problema @Leonardo-Galani . Em conversa com meu coordenador, ele me falou que o lance do roteiro de testes, é porque ele está me treinando para conhecer o sistema. Pra eu não ficar parado, sem ter alguem para me treinar, ele falou para eu criar o roteiro para entender melhor o sistema e tentar explorar os possíveis cenários. Meu objetivo é fazer isso da forma mais enxuta possível, por isso pedi as dicas.

Oi @DiogoCosta, já passei pelo mesmo problema que você, a mais conhecida open é o TestLink mesmo, mas está bem engessada, não é difícil de mexer, mas acho que é trabalhosa.

Fui apresentado ao HipTest, é bem simples, mas até que funcional ao que desrespeito a criação e execução de roteiro.
Ela é paga, mas se usar com apenas 3 users não paga nada.

https://hiptest.net/

Forte abraço.

Gosto muito do mapa mental, mas acho importante ter os casos de testes descritos, principalmente para iniciar o trabalho de novos integrantes dos capítulos de testes.
É importante que na descrição/manutenção deles os requisitos: Simplicidade, fácil entendimento e fácil manutenção sejam aplicados.

Eu mesmo criei minha planilha (começou no formato de excel, depois para open office e atualmente uso o google sheets…tudo varia das ferramentas disponíveis nas empresas) de casos de testes, com fórmulas para todo lado, mas…funciona muito bem. Acredito que melhor que o testlink. Se quiser, posso te enviar um template auto explicativo de como funciona.

@Pedro-Rodrigues serei extremamente grato se puder me enviar. Forte abraço!

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.