Performance Web

Como vocês realizam testes de performance em sistemas web. Por exemplo, tenho um e-commerce e preciso verificar em uma nova versão se a página inicial não teve piora no tempo de resposta.

Sugestões de como preparar ambiente, ferramentas, ou colocar isso em um build ou deploy contínuo.

Olá, @Stefanio-Yonamine. Eu gosto muito do JMeter para testes de performance. Existe vários plugins para você rodar em ferramentas de build, como Maven, Gradle, Rake e etc.

Caso queira colocar no CI, você pode executá-lo sem interface pela linha de comando com o non gui.

Seja bem vindo. Abraços!

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Se for num caso simples como verificar o tempo de uma página, e fazendo teste manual, acho que o Firebug já resolve com sua ferramenta de rede.
Se for um teste de carga, com vários usuários, aí estou com o @acfreitas , use o JMeter.

FirebugTime.png

@Bruno-Fernandes, tem algumas ferramentas online que ajudam nisso também, como o PageSpeed Insights do Google.

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Olá @Stefanio-Yonamine, no caso se você quiser fazer comparação de urls, versões eu já usei o gtmetrix, tem uma opção que você compara urls. Ele usa o pagespeed tambem e o yslow. Isso é para fazer algo simples e rápido. http://gtmetrix.com

Usamos aqui o Jmeter, mas ainda como ferramenta manual. Executamos ele em umas 6 páginas.
E ambiente como vocês executam? Tem um ambiente totalmente isolado? Ou usam o ambiente de dev mesmo (concorrência de vários branchs sendo executados por outros times) ou somente no ambiente de produção?

@Stefanio-Yonamine O ideal para teste de performace é que seja um ambiente prod_like , ou seja… mais próximo de produção. Como isso não é possivel em 99,9% dos casos, uma maquina proporcional e dedicada é possível fazer os testes em proporção menor (caso use o jmeter para medir X usuários acessando)

Agora se tu quer saber só o tempo de load com um usuário acessando, só pra saber se não tem algo estupidamente lento, acredito que um ambiente de dev com concorrência não deva ser assim tão ruim…rs

Eu uso o LoadUI… simples e free.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.