Publicidade - Adsense

Criar caso de teste usando script mode | Katalon Studio



  • Adicionalmente à Manual view, o Katalon Studio permite a utilizadores peritos escrever programaticamente testes automatizados, na Script view de casos de teste. Os utilizadores com background de Groovy/Java podem facilmente editar scripts de testes, neste tipo de vista.

    Este tutorial leva-o pelos passos necessários para escrever “à mão” scripts de testes automatizados muito básicas, usando o Katalon Studio. Após percorrer este artigo, poderá compreender e importar procedimentos e built-in keywords para compor scripts de testes. É recomendado que tenha um background básico de scripting, de preferência usando Groovy, para conseguir usar eficientemente a capacidade de scripting.

    Pegando num caso de exemplo com os passos seguintes:

    • Abrir o browser

    • Navegar para um website

    • Premir um determinado controlo

    • Validar se um controlo existe na página

    • Fechar o browser

    Siga estes passos para automatizar o cenário de teste acima, usando a Script view:

    1. Selecione File > New > Test Case do menu principal, para criar um caso de teste. Forneça o nome do novo caso de teste e depois prima OK.

    alt text

    1. Estando um novo caso de teste criado, mude para Script view. Os passos do teste especificados na Manual view são automaticamente traduzidos para uma script Groovy, usando a Script view.

    alt text

    O procedimento import numa script de testes permite fazer referência a classes a serem utilizadas. Expanda a secção ‘import’ para ver todas as classes importadas por omissão, pelo Katalon Studio. O nome após ‘as’ em cada procedimento import é um alias para a classe. Pode alterar o alias para cada classe. Estas classes são necessárias para compor uma script de testes.

    O Katalon Studio é uma ferramenta de automatização que suporta testes orientados a keywords. Todas as keywords estão agrupadas em pacotes WebUI, Mobile e WebService conforme adequado. Prima ‘Ctrl + Space‘ para ver os pacotes e funções, a partir das classes importadas.

    1. Neste cenário, irá criar uma script de testes para uma aplicação Web, portanto poderá utilizer as keywords embutidas para Web UI. Para usar uma keyword embutida para WebUI, insira a seguinte sintaxe no editor.
    WebUI.
    
    1. Após inserir o caracter ponto (.), todas as keywords embutidas e a sua descrição para testes de WebUI aparecem como mostrado abaixo:

    alt text

    1. Selecione a keyword Open Browser . Esta keyword abre o browser e navega para um URL específico, se fornecido. O detalhe para uma keyword selecionada é apresentado num ecrã popup.

    alt text

    1. Insira a keyword Navigate To Url. Esta keyword naviga para um URL específico. Por agora, insira o URL do Katalon Studio (katalon.com) como o valor para o parâmetro.

    alt text

    1. Insira o Click. Esta keyword representa a ação de premir num determinado objeto. Precisa de especificar um objeto para esta ação.

    alt text

    1. Use a síntaxe seguinte, para se referir a um objeto que esteja no Object Repository (alternativamente, pode arrastar o objeto a partir do Object Repository e “largá-lo” no editor de casos de teste, para gerar a síntaxe):
    findTestObject('{Object ID}')
    

    Onde Object ID é o ID desse objeto no Katalon Studio.

    1. Pode descobrir o ID do objeto, a partir da sua caixa de diálogo Properties. Por exemplo:

    alt text

    1. Insira a keyword Verify Element Present. Esta keyword valida se um determinado objeto é apresentado no browser que está em execução. Tal como no caso anterior, é necessário especificar o objeto a ser usado com esta keyword (o que queremos verificar se é apresentado).

    alt text

    1. Adicione a keyword Close Browser e grave o seu caso de teste.

    alt text

    1. Os docs de API seguintes são úteis quando se trabalha com scripts:

    Builtin Keywords: Lista de keywords embutidas

    WebUI Builtin Keywords: Lista de keywords de Web UI embutidas

    Web Service Builtin Keywords: Lista de keywords de Web Service embutidas

    Mobile Builtin Keywords: Lista de keywords de Mobile embutidas

    1. Parabéns! Terminou a sua primeira script de teste de automatização em linguagem Groovy. Prima Run na barra de ferramentas principal, para executar o caso de teste.

    alt text

    O Katalon Studio deve ser capaz de executar a script do caso de teste. Os resultados da execução do teste são apresentados no Log Viewer, como em seguida:

    alt text

    Para mais instruções e ajuda, por favor consulte o Katalon User Guide ou o Katalon Forum

    Autor: Mariana Lopes
    Fonte: Criar caso de teste usando script mode | Katalon Studio


 

Publicidade - Adsense

status at

28
Online

2.7k
Usuários

1.7k
Tópicos

5.6k
Posts

Parece que sua conexão com Agile Testers caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.

});