Publicidade - Adsense

Casos de teste - aonde escrever?

• Olá Minha querida ! Aconselho você a utilizar Testlink pois ele é ótimo para gerenciar isso e o melhor pode gerar plano de testes, executar os mesmos e ainda gerar um relatório para manter em histórico na empresa mil beijos qualquer coisa estamos aqui !

• O testLink é bom, é gratuito, é gerenciável, porém na minha experiência, quando tentei implantar ele onde trabalho, ele acabou ficando muito burocrático. Na hora de escrever um caso de teste ele tomava muito tempo. Então eu acho que o excel, pode suprir bastante. A gente também tentou implantar o Tarantula e nosso plano era customizar ele para podermos “linkar” nossas estórias e cenários do BDD, porém até hoje não tivemos tempo para colocar o plano em prática.
    Hoje utilizamos o BDD para os testes automatizados (os casos de teste são escritos em formato de estórias de usuário e são armazenados no sistema de controle de versão da empresa) e excel para os testes manuais (na verdade é o Google Sheets para manter ele compartilhado com todo mundo que precisa do acesso e de edição).

• @JessicaNunes você teria como enviar um exemplo de como monta seus testes manuais no Excel? Só para eu ter uma base de como poderia começar a utilizá-lo se necessário.

• @rafaelssantos No link tem um exemplo, tá bem básico mas acho que dá pra ter uma ideia.
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1t7bkBm4hLJC-fbFy2Rp3gupIrOjSjZ0rNTzHTlvlIbw/edit?usp=sharing

• @leandromachado Adorei a ideia do mapa mental! Vou tentar fazer alguns testes utilizando esse modelo pra ver se fica de acordo com o que precisamos. Obrigada pela dica

• @adelino-p-mazuti Então, ainda estou planejando a elaboração dos casos, mas a principio eles não precisariam ter detalhamento, seria só algo como um planejamento do que testar pois o sistema aqui é tãão grande sabe? estou até sofrendo por pensar em escrever caso de teste pra tudo rsrs Porém acho interessante de inicio deixar eles mais completos mas gostei tanto da ideia do mapa mental!

• @yngridmonike Então, eu configurei o testlink e tudo, mas achei que precisa de tantos passos pra fazer algo nele sabe? gostei muito dele por ser uma ferramenta open source, mas ele toma bastante tempo pra escrever os casos e tudo. Estou testando outras ferramentas que o pessoal sugeriu aqui também. Mas obrigada pela dica!

• @jessicanunes Poisé, eu tive a mesma percepção do testLink :( Simulei o uso dele escrevendo os casos e testando como faríamos no dia a dia e ficou tão demorado o processo.
    Eu gostei muito do hiptest, estou testando ele agora! Achei legal também porque ele exporta o caso de teste pro excel de uma maneira bem organizada (parecida com a tua tabela do google sheets) então, caso algum dia o pessoal queria deixar em excel fica super simples. Obrigada pelas dicas!

• @marinapreto Entendo perfeitamente porque q é seu primeiro contato mas é isso mesmo acredito que essa sua impressão. E é normal até porque ainda está se ambientando conhecendo a ferramenta mas acredito que depois com a prática fica rapidinho te ajudaria bastante e futuramente quem sabe poderia reutilizar algumas coisas importar exportar mas tudo bem qualquer coisa estamos aqui beijos e sucesso.

• @marinapreto então perfeito, já que vc deu mais esse detalhe, quanto a planejamento de teste e sistema grande, use mesmo o mapa mental, vai ser uma boa solução pra você.

Já quanto ao desespero de testar tudo, eu falo pra você ficar sussa e focar o inicio do seu planejamento primeiro nas funcionalidade mais críticas e mais usadas pelos usuários do seu produto, e depois vai descendo para as outras funcionalidades menos críticas.

Isso vai te trazer um resultado mais rápido, uma melhor segurança e vai mostrar para seus superiores que o tempo que esta sendo gasto com teste esta sendo justificado pela melhoria da qualidade nessas funcionalidades.

Publicidade - Adsense

status at

37

2.7k
Usuários

1.7k
Tópicos

5.6k
Parece que sua conexão com Agile Testers caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.

});