Publicidade - Adsense

testes de acessibilidade

• Fala pessoal, boa tarde! Aqui é o Juliano César, sou analista de gerência de configuração e mudança, e, também, atuo com testes de acessibilidade(sou deficiente visual).
    E, neste tópico, gostaria de tratar sobre este assunto que é bastante interessante.
    Primeiro, precisamos entender o seguinte:
    Acessibilidade, naõ está relacionada à apenas um tipo de deficiência, mas à diversas situações. Por exemplo, pessoas com deficiência auditiva,
    pessoas idosas,
    pessoas com deficiências motoras, etc.
    Nestes aspectos, o teste de acessibilidade, passa por duas etapas importantes:

1. teste automatizado de acessibilidade.
      Este teste, tem por objetivo, verificar se o código desenvolvido, está de acordo com os padrões do W3c(um órgão que regulamenta as diretrizes internacionais de desenvolvimento de sites acessíveis), aplicações mobile, etc.

abaixo,a lguns exemplos:

1. verifica se os labels do formulário, estão associados aos id-s(controles);
    2. verifica se no css, existem unidades absolutas, e não relativas;
    3. verifica o contraste da página validada;
    4. verifica se os links possuem destinos corretos;
      dentre outras validações.
      No Brasil, temos alguns exemplos de validadores, como dasilva, e asis.
      Estes validadores, estão em concordância com a cartilha da E-MAG, Cartilha Técnica, do Governo Eletrônico, versão 3.0, que, também traz recomendações, baseadas no w3c2.0.
      site do governo eletronico: http://www.governoeletronico.gov.br. Neste site, também constam materiais sobre boas práticas de desenvolvimento, para tornar o seu sistema/portal/site acessível. Além destas ferramentas, existem ferramentas de validação internacionais, como access monitor, section508(que validam os sites conforme a section508, padrões americanos de acessibilidade).
      Além destes, existem extenções para os navegadores mozila e chrome, que validam o código.