Publicidade - Adsense

Como evitar que as stories sejam entregues com atraso para o time de QA?



  • Ola pessoal,

    Atualmente trabalhamos com sprints de duas semanas e ultimamente estamos tendo um problema:
    Na ultima semana da sprint, faltando 2 dias para finalizar, stories estao sendo entregues para o time de QA e obviamente precisamos virar noites trabalhando para testar a storie e fazer teste de regressao (isso quando nao achamos bugs criticos). Perguntas:

    1. Voces ja tiveram essa experiencia?
    2. Como podemos evitar para que stories sejam entregues em cima do tempo para o time de QA?

    Obs…: Ainda nao temos testes automatizados, mas queremos implementar o mais rapido possivel para os testes de regressao.

    Att,
    Rafael


  • MVP

    Fácil: Não tenha time de QA…(eehehhehe)
    Mas trabalhamos com algo tipo “timebox”. Algo que é visível que foi acordado pelo time que toma muito tempo ou é trabalhado junto para sair na sprint, ou a gente já sinaliza antes para ver se podemos trocar por algo. Mas veja: Isso é um acerto em equipe… Já vi muita gente “trabalhar com sprint” mas empurra todas as tarefas faltando menos de 24h para validar (e não gostam que a equipe ajudem na tarefa). Se isso ocorre, é preciso na retrospectiva sinalizar.

    Mas não ter equipe de QA pode ser uma ein…ehhehehehehe (brincadeira)

    Fora que testes automatizados são necessários. Se empurrarem mais isso, mais vão “sangrar” esse tipo de problema…



  • Cara… vcs nao fazem agil…rsrsrs
    Se a feature chega no limite da sprint para vcs testarem, seu time esta claramente pegando mais tarefa que consegue fazer OU alguem esta enfiando tarefas goela a baixo sem levar em consideração a velocidade do time.

    Time de QA vai ser sempre ruim, pq é um time separado do time de desenvolvimento, e se o time que desenvolve nao enxerga vcs como parte do processo… isso nunca melhorar.

    +1 para resposta do ramses :)



  • Complementando o Ramses e Galani, o processo que existe hoje ai precisa mudar totalmente para isso mudar.
    Como o Galani falou se não enxergam o QA como parte do time de entrega não vai rolar…

    Interessante começar a pensar em automação de testes, pelo menos dos pontos mais críticos do produto que vocês tem.

    E novamente citando o Ramses, não ter essa equipe de QA é uma boa kkkk.



  • @Rafa isso é muito complicado e creio que você não é o primeiro nem o ultimo QA que esta passando por isso.

    Concordo com o pessoal quando falam que vocês não usam ágil ai, kkkkkk

    Na questão de time de Qa acho que precisam rever essa questão. Como é o time de QA hoje? Todos os QAs separados do time de Desenvolvimento? Cada um defende o seu?

    Se a resposta é SIM, primeira coisa a mudar é isso, faça com que os QAs sejam parte do time de desenvolvimento, todos são responsáveis por tudo.

    Depois tente mudar esse conceito de o QA ser o ultimo a pegar a atividade, ele tem que andar junto da mesma, desde a obtenção do RQ até finalizar a atividade. Mas para isso funcionar vejo que é muito necessário que as tarefas sejam quebradas menores, e se possível completar com ticket branch é um caminho legal a seguir.

    Fazendo isso vcs terão entregas diárias, organizadas e lhe sobrara mais tempo para poder automatizar.

    Automatize, automatize, automatize!!!



  • Olá,

    Como o pessoal ai já falou o ágil precisa de alguns ajustes rs

    Mas esse cenário já aconteceu bastante comigo, e ainda acontece pq estamos em processo de mudança na equipe.

    Uma das mudanças que está ajudando bastante é o teste do caminho feliz de cada stories ser feita para dev que está entregando.

    É o basico, sim…Mas já evita bastante retrabalho de testar e bugs críticos no final do sprint.

    Uma outra coisa que fazemos é testar junto com o dev, isso faz com que ele já crie a rotina de testar e não só passar para a equipe de teste.

    Assim como o pessoal falo o teste vai fazer parte do sprint e vai ser orçado na quantidade de stories que podem ser entregues, fazendo com que evite acumular para o final.

    A missão é combinar com a equipe processo para testar durante o sprint e não deixar acumular. Assim a sua equipe vai se preocupar mais em automatizar do que testar na pressão de entrega.

    Abs!



  • Opa, bom dia!
    Passei por algumas situações assim tbm, as estórias sendo entregues depois do prazo, e noites claras de trabalho para testar, corrigir e retestar (além de documentos quando necessário).

    Mas isso acredito que seja a falta de maturidade do time, falta do time entender o que é ser um time de fato. Por outro lado também já vivenciei situações em que as estórias são entregues muito antes do prazo, e até as vezes com sprints adiantadas.

    O que eu percebo disso é que nem todos sabem trabalhar em time, nem todos entendem o que é fazer parte de um time, nem todos se comunicam. Mas acredito que tentar alinhar o time (expondo as suas tarefas, e principalmente as suas dores de ter que virar noite), fazer com que eles se comuniquem e compreendam que o QA faz tão parte do time quanto eles pode ser uma boa solução (óbvio que não é fácil).


 

Publicidade - Adsense

status at

12
Online

2.9k
Usuários

1.7k
Tópicos

5.7k
Posts

});