Publicidade - Adsense

Abordagem de testes - validação de negócio

• Olá pessoal, boa tarde.
    Estou iniciando atuação em automação e o desafio é automatizar um sistema com processamento backend (sem telas).
    A abordagem seria apenas validação da regra de negócio e surgiu uma discussão na equipe quanto a forma de fazer essa validação, QA entende que devemos construir uma lógica de validação própria simulando a ação do sistema e comparar o resultado dessa lógica com o resultado do sistema e dev entende que isso seria reescrever a aplicação e que deveriamos fazer asserts comparando dados de entrada com dados de saída.
    O problema é que a variação dos dados de entrada é enorme e a decisão da saída depende de um enorme grupo de variáveis.
    Confesso que inicialmente essa abordagem dos devs me pareceu muito superficial, mas a abordagem de QA realmente talvez seja inviável, precisamos então construir um meio termo.
    O que vocês sugerem ou como abordaram situações assim em suas experiências?
    Sei que essa é uma decisão estratégica e que deve ser tomada em consenso com toda equipe e por isso ja marcamos uma discussão sobre o tema com o apoio de outras equipes mais maduras também.
    Mas cada um também ficou de pensar em alternativas, assim gostaria muito de ouvi-los.

Obrigada!

• Olá Rita.

Se a variação de dados é enorme, vocês precisam entender quais cenários são os mais comuns ( entre milhares de possibilidades, umas 20 delas devem ser as mais comuns) e ai sim seguir esse caminho para para saber o que o deveria ser o dado de saida.

Realmente não faz sentido reescrever algo que processe dados no código de teste.

• @leonardo-galani obrigada!
    Sua colocação me levou a pensar em outra alternativa. Muito obrigada!

Publicidade - Adsense

status at

38

2.9k
Usuários

1.7k
Tópicos

5.7k
});