Gostaria de implementar automação de teste na minha empresa, e preciso de uma ajuda!

Olá @Rafael-Sousa, acredito que sua empresa não necessariamente precise fazer nenhum investimento “pesado” neste primeiro passo que você está dando. Claro, olhando pelo lado empresa, vai ter o custo de bancar o profissional que irá assumir este processo. Mas falando de ferramentas, existe por exemplo o selenium que é free, dentre outras que você irá encontrar no mercado. Mais pra frente, quando já existir um processo mais bem definido e você estiver apresentando o resultado que a empresa quer, talvez pensar em um server fora para que você possa executar os testes sem prejudicar sua máquina é uma boa, além de facilitar em processos de CI, etc.

Reforcando o que o @luiz ja comentou muito bem - mostra resultados antes de pedir mais grana/investimento/pessoas ;)

Faz um piloto no teu projeto, sozinho mesmo, nos testes que te pedem pra fazer, vai crescendo, aprendendo, documentando e mostrando resultados - investimentos de fora vem ao natural

Vale a pena fazer uma POC, tive essa mesma dúvida quado implementei pela primeira vez a automação de testes onde trabalhei. Mas isso é só o começo, a adoção por parte de outros desenvolvedores também é bem interessante até porque, a compra da ideia se dá por parte de todos os envolvidos. Normalmente o custo se dá pela curva de aprendizagem e claro pelo tempo tanto os testes funcionais quanto unitário até chegar em uma pipeline de CI. Meu conselho é, não desista ! Toda automação é bem vinda.

Fala @junior-piva , obrigado pelo feedback, então eu uso o IntelliJ IDEA com Java e JUnit , gostei muito de fazer automação com ela. Agradeço pela a resposta. Grande abraço!

Grande @luiz, obrigado pelo FeedBack, atualmente uso o selenium WebDriver para interagir com os elementos da minha aplicação. Mas uso mais para treinar e estudar técnicas novas, a ideia é preparar algo e levar para a empresa, e mostrar o ganho de tempo que a empresa vai ter se investir em automação . O Server fora foi uma boa dica. Agradeço pela atenção. Abraços!

Boa @gabriel-oliveira , valeu pela a dica cara, realmente minha intenção e essa, fazer um piloto e apresentar para a empresa o ganho que eles iriam ganhar com automação. Muitos testes de regressão que é feito manual, a automação entraria como uma mão na roda. Identifiquei essa necessidade. Abraços.

Ótimo @franklin-araujo, obrigado pelo feedback, vou estudar uma forma de fazer uma POC, e demostrar da melhor forma possível. É um processo que é longo, porém não custa nada sugerir uma forma de melhoria nos processos de testes. Abraços, e obrigado!

@rafael-sousa Isso Mesmo ! Não desista ! Qualquer coisa estamos ai !

@Rafael-Sousa se seu projeto tem API REST, começe por ela, você pode utilizar o Postman que é super simples. Quando alguém vê 100 casos de testes rodando em minutos, certamente tende a apoiar.

@franklin-araujo Obrigado ;)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.