Certificações

Pessoal blz ? Então primeiramente não sei se já tem algum tópico falando sobre esse assunto pois o search ta com um problema hahaha (alô galani, vamo resolver issaê).

Erro interno.
Oops! Parece que algo deu errado!
/api/search/certifi
invalid operator: $search

Então voltando ao meu principal tema proposto para o tópico, qual a opinião de vocês a respeito de certificação ? Vamos discutir sobre isso e vê se conseguimos chegar em algum lugar (que acho dificil) uhauh

Abraço galera!

(vix… vou ver isso… rs… vlw)

Bom, vou colocar aqui minha visão apenas sobre as duas que possuo, e mais uma que fiz a prova…

CBTS - Alats:
Esta eu tirei uns 3 meses depois de começar a trabalhar com software. Fiz curso preparatório, já que a empresa bancou, e li o livro Base de Conhecimento em Teste de Software.
O tempo para a prova é suficiente, e olha que eu sempre sou um dos últimos a terminar qualquer tipo de prova. São muitas questões conceituais e com um grandes enunciados. Acho que se você tem uma boa base sobre a teoria do teste de software e não é ruim em interpretação de texto, a prova é relativamente fácil.
Para mim, por ter sido a primeira, e meu primeiro contato com as teorias por trás do teste, ela tem um significado especial. Porém não vejo muita gente falando sobre ela.
OBS: Tem validade de 3 anos, podendo renovar após o tempo.

CTFL - BSTQB
Achei a prova muito “decoreba”. Não sou muito bom em decorar coisas, então quase que não passei. Só estudando o Syllabus e o glossário de termos é suficiente.
A prova é rapidinha, porque são questões que ou você sabe ou não sabe. Não tem o que interpretar, não tem um enunciado de apoio, são perguntas bem diretas, do tipo “O que é teste de regressão?”.
A certificação é vitalícia, internacional, e ouço falar bastante sobre ela.

CTAL - BSTQB
Esta não consegui passar… falhei em não saber que a prova também teria questões da primeira certificação. Como já não sou bom em decorar coisas, e fazia um bom tempo que tinha feito a primeira, acabou sendo um desastre hehehe

Sobre a visão das empresas sobre estas certificações, não sei como anda… Na empresa em que estou, e até na cidade em que moro, não é comum pessoal trabalhar com Testes, então não tem nem como exigirem certificação no momento da contratação.
No dia a dia, não vejo um reconhecimento, exceto financeiro, por causa da certificação… Não que ela não faça diferença, mas quem se certifica, geralmente é quem está em busca de aperfeiçoamento, então o reconhecimento vem pelo conjunto da obra, pelo trabalho bem feito diáriamente, e não por causa da certificação. Pelo menos acho isto no meu caso.

@deyvisonbm, isso depende muito dos seus objetivos como profissional. Muitas empresas ainda olham com bons olhos para certificação, outras não.
Se o objetivo for trabalhar em alguma empresa já certificada (CMMI, MPS.Br, TMMI e etc) um profissional cerificado é bem visto. Empresas que prestam serviços para órgãos públicos também, pois vários editais cobram um número de profissionais certificados.
Agora, se o objetivo for trabalhar em uma Startup e empresas jovens, por exemplo, possivelmente, não irá fazer diferença alguma, pois essas empresas estão mais interessadas nas skills dos candidatos.
Tenho três certificações (CTFL. CPRE e Information Security Foundation) e não tenho interesse em outra no momento. Se o seu objetivo for tirar alguma certificação, recomendo que olhe também algumas que não são de testes (Cloud Computing, por exemplo). Pois independente do tipo de empresa que você objetiva trabalhar, um bom Tester tem que ter habilidades além disso.

Abraços!

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Olá Boa tarde, Alguém aqui já prestou a CTFL - AT?

Gostaria de ter ideia do grau de dificuldade e se além do syllabus encontro outros materiais.

Obrigada,

Mayra

Certificação é importante para valorização do profissional, mas a experiência ainda predomina.

@mayra_augusto Olá Mayra eu prestei pra CTAL- AT e acabei não passando… faltou pouco pra passar.
Realmente a prova é baseada no syllabus e no livro do Rex Black. O que me ajudou a estudar foram os simulados que acabei baixando pela internet e as pesquisas dos amigos testers que disponibilizam textos pelos blogs.
Ainda não desisti de fazer a prova novamente!

Cláudia

@Claudia-Cortes quais foram os simulados que conseguiu? Compartilha

@izacjunior Claro! Me passe o e-mail que eu encaminho o material que eu tenho, sem problemas.

@Claudia-Cortes obrigado Claudia email: izacjunior@gmail.com

@Claudia-Cortes sabe que pode subir pdf aqui no agile testers :)

This post is deleted!

@izacjunior , se o @Leonardo-Galani disse que pode, acredite, pode! rs

@Claudia-Cortes obrigado.

Desejo saber a opiniões sobre a importância da certificação OCA Oraclo para analista de Teste?

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.