Publicidade - Adsense

Automação de testes de acessibilidade(deficientes visuais).

• Fala galera…
    Alguém ja precisou criar algum tipo de frame work com selenium webdriver para teste de acessibilidade… tipo nvda, chromovox…

• Opa, bom dia!Nunca trabalhei com selenium, sou deficiente visual, e atuo com testes de acessibilidade, utilizando leitores de tela(nvda/jaws/virtual vision, e navegadores: chrome, firefox, e ios: safary. Existem ferramentas validadoras de código, que auxiliam bastante, como access monitor, asis, dentre outras, porém, a validação manual também é importantíssima para o processo de acessibilidade, sendo feita por uma pessoa cega(me disponho à auxiliar, se precisarem).

• Olá @vilribas … eu nunca fiz nada parecido mas acho que da pra começar automatizando processos de navegação de tela.

Tipo… tabs. setas e afins… Popup que tem escopo fechado com os tabs, etc.

De resto… acredito que seja mais validação de código (ver se o app usa sections e não milhoes de divs, ver se todos os links e imagens possuem title e alts…etc) + consultoria com alguem que realmente tem essa deficiencia (tipo o @juliano-ribeiro )

• @leonardo-galani valeu pela indicação! #vamoquevamo! Existem diversas ferramentas, como postei no meu artigo que validam o código html, e css, e também javascript, conforme os padrões, porém, o interessante é, sempre alguém que usa leitores de tela como jaws, nvda, virtual vision, dosvox(ainda tem gente que usa este, embora seja antigo), utiliza o navegador webvox, que é um tipo de navegador qeu não suporta javascript. Neste ponto, o programador vai ter que implementar um <noscript>, e uma página alternativa. Se a sua página for responssiva, que vai ter que funcionar em tablets, e dispositivos mobile, aí, vai ter que ser feito teste com leitores de tela como: talk back(leitor de telas para android), e voice over(leitor de telas para ios). Além deste, tem que testar usando os navegadores: chrome, mozila, Microsoft Edge, e verificar o comportamento de cada leitor de telas(jaws, nvda, virtual vision, orca(este para linux/ubuntu), em cada anvegador. Espero ter ajudado com algo. At, Juliano.

Publicidade - Adsense

status at

20

2.8k
Usuários

1.7k
Tópicos

5.7k
Parece que sua conexão com Agile Testers caiu, por favor aguarde enquanto tentamos reconectar.

});