Como começar uma comunidade/meetups em minha região?

Pessoal, sempre vejo a movimentação de eventos e da comunidade por aqui, porém sinto que na minha região (Uberlândia/MG) existe um grande deficit nesse sentido.

A comunidade é inexistente por aqui, e pouco se ouve falar sobre eventos ou mesmo outras comunidades que envolvam nossa área de Qualidade de Software.

A ideia é fomentar isso por aqui, e queria saber de vocês qual a melhor forma de dar esse ponta pé inicial para começar a movimentar a comunidade na região.

Dicas de como começar essa movimentação ou mesmo como vocês acreditam ser a melhor forma!

PS: Esse post pode ficar nesse tópico mesmo? rs

Quem tem boa experiência com novos eventos são @Fred-Moreira e @Samanta-Cicilia, podem ter boas dicas

Você pode criar um meetup e divulgar ele aqui e ver o que acontece :)

Meetup realmente eh uma boa ideia, so conheci esta app quando sai do Brasil, infelizmente, mas eh um bom comeco e sempre vejo grandes comunidades tanto de QA como Dev’s quando estava na Irlanda como aqui na Polonia…

@Fred-Moreira manja dos paranauês ai em Minas =)

O meetup parece mesmo um bom começo, estou conversando com um colega que já tem alguns anos de experiencia como QA pra me ajudar com essa organização. Vamos ver o que o que rola!
Colocar quente nesse povo por aqui pra ver se essa comunidade se fortalece! rs

Você pode criar um meetup no https://www.meetup.com/pt-BR/ e divulgar onde tem grandes concentrações de QA ou pessoas interessadas na área.
Sugiro que vocẽ faça uma chamada nos seguintes locais:

Com certeza você vai encontrar pessoas da região dispostas a ir.

Uma outra boa ideia é encontrar um lugar legal para fazer o meetup, que seja de fácil acesso para as pessoas da sua cidade e fazer em um horário acessível para que as pessoas consigam sair do trabalho e chegar tranquilas.

Muitas empresas de tecnologia cedem seus espaços após o expediente para realização desse tipo de encontro, então seria um bom começo e de baixo custo para começar.

@Elisabeth-Mamede comece devagar e com persistência, pois todo início é um pouco complicado, quando se trata de pessoas, temos uma infinidade de perfis.

Procure um lugar inicialmente, pode ser empresas, praças, cafés e etc. Eu comecei em BH numa empresa que cedeu espaço.

Depois procure por pessoas engajadas que tenham a mesma vontade que você.

Faça acontecer o primeiro, aprenda com ele, procure os meios de comunicação com maior alcance na sua cidade e seja feliz :)

Vai contando para a gente aqui seu progresso e suas tentativas. Que vamos dando opiniões e sugestões.

Boa sorte

@elisabeth-mamede aqui no RJ a gente começou num café também. No início tinham encontros que iam 12 pessoas ou 3, quando a gente viu que o pessoal estava realmente interessado partimos pra organizar os meetups em universidades e empresas :)

Samy

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.