Dúvida: Alguma forma de testar a experiência de navegação mobile?

Estou em uma empresa nova onde falaram que tiveram problemas com um site na versão mobile, onde em um iPhone 4 os elementos do site apareciam com a disposição correta, mas a fonte do texto e o tamanho dos elementos tornavam a navegação desagradável.

Alguém sabe alguma forma para automatizar esse tipo de teste? Para mim, num primeiro momento, isso me pareceu algum muito humano de se perceber. Como falar para um programa que determinada situação é “desagradável” de se usar, apesar de estar se comportando de uma maneira esperada, num ponto de vista funcional?

Na minha opinião, não tem…O que pode ser visto é uma questão de acessibilidade, o qual tu pode ver se os elementos estão acessíveis para todos (até pessoas com algum problema visual ou similar). Acho que vale mais olhar sobre UX nesse caso do que tentar automatizar esse tipo de “problema”…

Bem, foi o que eu imaginei. O jeito é, no mínimo emular no Chrome as mais variadas resoluções, para validar experiência mesmo. Valeu a resposta! :D

Creio que o máximo que se pode fazer é teste de regressão visual, pois você sabendo que tal disposição é a aceitável, pode criar testes que validem que a página em um iphone 4 está da forma esperada.

Tem a apresentação que a @Samanta-Cicilia fez no MTC, pode te dar um norte.
https://www.slideshare.net/samantacicilia/mtc-automatizando-visual-regression-testing

Além do que o @Paulo-Gonçalves falou, quero te deixar atento de que emular as resoluções no Chrome não garante muita coisa, preciso testar páginas em versão mobile com muita frequência e já tive problemas sérios que o Chrome não identificou nem de longe. Caso use Mac, recomendo fortemente testar sempre as páginas no modo de design responsivo do Safari, que aí sim vai te dar um resultado mais confiável (pra iOS). O melhor dos mundos é testar em algum device real, outra opção viável é testar em alguns devices reais pelo BrowserStack.

@thiagolipo Proponha uma análise da persona e busque as informações de UX e usabilidade norma IEEC 9142.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.