TestCast 07 - O tester precisa saber programar?

Saudações BugHunters!
É com enorme prazer que anunciamos mais um episódio do TestCast, o seu Podcast de qualidade!​​
Nesse episódio falamos um pouco sobre um assunto bastante interessante e as vezes até polêmico entre os profissionais de Teste e Qualidade de Software, que se resume no seguinte questionamento: O Tester precisa saber programar? Chamamos dois convidados ilustríssimos e com muita experiência no assunto para dar os seus pontos de vista, esclarecer conceitos, informações, e muito mais sobre o tema!

Venha já conferir:

https://soundcloud.com/testcastbrasil/testcast-07-o-tester-precisa-saber-programar

Eu não sei pq a comunidade insiste nessa questão.

Quando você insite em uma questão, é porque vc está procurando alguém para embassar sua visão diferente do senso comum e a dita ‘verdade’ atual.

Mesma coisa que criar threads “A terra é realmente esférica?”, onde vc abre espaço para alguem falar que é plausível dizer que a terra é plana.

Qualquer um que trabalhe com desenvolvimento de software, tem que saber programar. PONTO.
Eu não estou dizendo que é saber automatizar ou blá-blá-blá e sim programar.

Fiz um post em 2014 sobre como sys admins naquela epoca já deveriam saber programar (http://keeptesting.com.br/2014/10/16/sysadmin-precisam-codar-mas-testers-nao/) e 3 anos depois, o mesmo assunto.
A resposta do @julio-lima é o copy paste de todo ano (que é a resposta mais completa e uma paciência que eu invejo) e mesmo assim… a galera continua não entendendo…!!!

Um assunto que é mais relevante é conversar sobre como entender o que deve ser automatizado e melhorar o processo de teste.
Ao invés de trazer questões sobre precisar ou não, vocês poderiam criar cast ajudando a quem não sabe programar.

Até entendo o titulo e meio que quase um clickbait mas está na hora de parar.

E isso não é pessoal viu… vejo posts no twitter de gente meio ‘famosa’ no cenário mundial e falando a mesma conversinha de sempre … já chega né?!

Muito bom! Minha opinião é que sim mas adorei que o tema tenha sido abordado da forma como foi!

Gostei, porém achei o assunto Old.

Concordo com o @Leonardo-Galani

Tb concordo com o @Leonardo-Galani . Acredito que essa dúvida que pesou tanto no crescimento da área de qualidade, já não vejo como algo discutível.

@João-Lucas-F não precisava ter apagado a sua publicação, é com base nele e nos comentários do post que as pessoas entendem o contexto atual da área de qualidade, aonde um tester programar deve ser normal.

Eu dei restore no inicio da thread.

Se você não se sentir confortável @João-Lucas-F , posso deletar a thread.
Your call.

@Leonardo-Galani , não estou querendo causar nenhum tipo de atrito com sua colocação, mas o que acontece é o seguinte:
Criamos o TestCast para comunidade que é formada por pessoas que estão começando na área, e por pessoas que, como você e muitos outros, estão na área de QA a bastante tempo… então o que pode ser algo velho pra você, pode ser esclarecedor para um novo profissional que queria entrar na área de qualidade.

Mas de qualquer forma agradecemos a sua colocação, e o TestCast estará sempre aberto para criticas, elogios e sugestões!

@gabriel-fig obrigado pela opinião, mas repito o que disse ao Leonardo, o que pode ser velho pra uns, pode ser algo novo para outros!

@lucas-f-santos Essa questão de ‘começar na área’ é relativo.
Você não precisa ressucitar ou dar mais folego para temas ultrapassados.
Não é pq a pessoa esta começando na área que vc vai falar pra ela que pontos de função é algo plausível de se usar atualmente ou fazer um cast sobre o assunto.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.