Tomada de decisão no selenium webdriver

Pessoal, tenho uma duvida,

Tenho um sistema que possui uma etapa que é feita no celular, depois existe uma aprovação em uma página web para no final validar novamente no celular.

Estou automatizando os cenários da parte web, porem estou tendo dificuldade de testar o fluxo todo, pois os documentos que aparecem para mim são sempre aleatórios.

Existe possibilidade de automatizar com tomada de decisão? tipo, se o documento de identidade do cara terminar em 1 faça tal coisa, senão faça outra.

Com certeza tem, mas voce precisa ter conhecimento do basico de programacao e tambem do selenium webdriver.

Qual linguagem esta usando com Selenium?

estou usando Java. o negocio é que estou usando cucumber tmb, mas pelo visto não vou conseguir testar usando ele.

Testes não determinísticos, onde cada execução pode ter um resultado diferente, são uma má prática. Se você tem resultados esperados diferentes, dependendo dos valores de entrada, o correto seria criar um caso de teste pra cada situação possível. Procure um desenvolvedor da sua equipe que possa parear com vc e te ajudar nesse processo.

Na verdade vou ter que montar um caso de teste unico que de acordo com que aparece na tela, rode um caso de teste… tá muito feio assim, mas não vejo outra maneira

Deve existir uma forma de mockar ou criar os dados que aparecem na tela de forma controlada, podendo testar todos os cenários possíveis. Por isso que é importante sempre parear com um desenvolvedor da equipe, que saberá dizer a melhor forma de gerar esses dados.

@houspiller said in Tomada de decisão no selenium webdriver:

tipo, se o documento de identidade do cara terminar em 1

Well… eu acredito que resolver problemas com regex vc geralmente está adicionando mais problemas ao problema, mas se existir um ‘padrão’ nesse documento, vc consegue identificar com regex

@houspiller

Man, sugiro que comece a mockar algumas coisas. Da pra fazer quase tudo com Selenium, mas falando de automação, devemos ter em mente se realmente é necessário automatizar (qual o ganho que vou ter com ou sem essa automação). No teu caso, o que faria seria criar uma massa de dados para testes. Já tive problemas parecidos, e foi padronizando que consegui o resultado desejado. Ao invés de ficar tentando pegar elementos aleatórios em um documento ou qualquer outra coisa, cria um cenário (base de dados) com que tu possa sempre pegar elementos fixos. Tenta ver se existe um padão nesse documeto ou se até mesmo seja possível que o dev insira alguma coisa para que tu possa capturar e validar teu cenaŕio. O importante é que garanta a cobertura que tu precisas.

Concordo com @stefanteixeira - "Testes não determinísticos, onde cada execução pode ter um resultado diferente, são uma má prática. "

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.