Tema de monografia

Olá, galera. Estou na reta final da faculdade e farei sobre qualidade.

Pensei em falar sobre BDD, TDD e testes ágeis. Mas meu orientador me informou que a monografia não pode ser uma pura pesquisa, tem que ter uma pitada de autenticidade (ou alguma comparação, talvez).

Alguém tem alguma ideia legal?

Olha Felipe, primeiro vc tem que responder a pergunta “Qual é o real objetivo do meu TCC?”. Se for para apenas obter o termo de conclusão de curso, vc pode escolher qualquer assunto, estruturá-lo bem e seu objetivo será atingido. Agora se vc realmente quiser gerar conhecimento, acho que vale a pena dedicar um tempo para fazer uma pesquisa bem elaborada. Se vc já atua na área, veja se na sua empresa tem um ponto de melhoria que pode ser utilizado como base para seu TCC. Aliás, a tal “pitada de autenticidade” seria justamente isso! ;)

Patrícia Gonçalves

Foi o que pensei, e é justamente por isso que escolhi o BDD. Aqui na minha empresa precisamos estruturar melhor nossos códigos automatizados, e manter uma documentação mais viva. Pensei em comparar os dois métodos de desenvolvimento.

Obrigado pela resposta, Patrícia.

@felipe-luz não faça apenas uma comparação. Acho que vale propor algo para tentar solucionar um possível gap nos códigos dos testes automatizados. Para isso, fundamentar bem o assunto, justificar a escolha do tema, identificar a viabilidade da tua empresa adotar a solução e, principalmente, elencar os ganhos do que está sendo proposto são bem importantes e acredito que irão nortear o teu TCC. Boa sorte!!!

Patrícia Gonçalves

Obrigado, Patrícia!

Lembrando que BDD não eh somente um jeito de estruturar testes automatizados - embora “funcione”, a ideia eh ter um processo onde todos os papeis do time e stakeholders usufruem daquela documentação executavel. Seguindo a dica da Paty, o que eu sugiro eh apresentar BDD para um grupo grande (equipe/setor/programa/toda-empresa) e fazer entrevistas individuais com quem se mostrar interessado para responder alguma pergunta central - por exemplo, “você acha que BDD funcionaria na sua equipe? Por que? Quais problemas teria? Quais soluçõe seriam alcançadas?”. Dae tu confronta a opiniao das pessoas com o que a literatura te traz e ja da algum pano pra manga…

Ficadica tambem do trabalho da Lauri, que pegou um espectro mais amplo de como BDD eh utilizado - http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/9491.

Tem uma galera da Unisinos que volta e meia finaliza o tecnologo com algo sobre BDD, mas eu nao sei onde guardam as teses :(

@gabriel-oliveira obrigado, vocês me deram um cerne sobre como amadurecer minha ideia. Valeu mesmo, pessoal.

Fiz um formulário, 26 pessoas já responderam:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7g08QT6AshCYc93JKuNhejHzeePE2AlDuQT7122vho2brMQ/viewform#responses
Estou usando as dicas de vocês.

=)

@felipe-luz opaaa!!! é isso aí!!!

Patrícia Gonçalves

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.