Métricas de Teste

olá!
Estou concluindo um plano de teste web a ferramenta que vou usar para automatizar os casos de teste é a Selenium. Tenho dúvidas em relação as métricas. Existe ferramentas específicas para as métricas? Faz sentido executar os casos de teste com a ferramenta Selenium e utilizar outra ferramenta para mensuar a qualidade dos testes?
Quero utilizar as métricas a seguir: Esforço e custo do teste; Duração do teste; Número de defeitos encontrados;Percentual de detecção de defeitos; Redução do esforço gasto em retrabalho desnecessário; Número de casos de teste; Quantidade de casos de uso testados por módulo; e Percentual de cobertura dos testes automatizados.

Qual o objetivo dessa métricas?

Com relação ao esforço e custo o objetivo é avaliar o tempo duração de execução dos casos de teste automatizados depois vou utilizar uma outra ferramenta para comprar e dizer qual é a melhor em relação a outra ferramenta estou negociando a licença com MaTelo. Em relação ao custo quero saber quanto custa a automatização de cada caso e o valor do custo de caso de teste manual.
O objetivo da automatização de teste é diminuir o tempo e o custo para testar software para atingir esse objetivo posso reutilizar casos de teste com essa métrica de redução do esforço gasto em retrabalho desnecessário quero avaliar a eficiência do Selenium em relação ao reteste.
Os testes serão realizados com base nos riscos e nas regras de negócio então supondo que o sistema possui 300 requisitos quero avaliar a percentual de cobertura dos testes automatizados com o objetivo de avaliar a qualidade dos testes.
Observei que preciso melhorar o objetivo das métricas.

A princípio não existe ferramentas específicas de métricas para o que está querendo usar (pelo menos desconheço). Mas nada impede de utilizar um relatório da execução e casar esses dados com algo que queira usar…
Mas sobre as métricas que está pensando utilizar, recomendo dar uma lida aqui:
http://www.bugbang.com.br/penso-logo-automatizo/
é um artigo antigo, mas exemplifica legal essa questão que está querendo analisar.
Perdão por não ajudar mais, mas se quiser debater mais sobre tal pesquisa, o fórum está ai.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.