Manipulando o postman com java eclipse

Pessoal, gostaria de fazer testes com API pelo postman, alguem sabe se vale a pena fazer por ele ou compensa usar alguma lib ja disponivel pra testes de API?

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Caso valer a pena usar o postman alguem tem exemplo de como faz essa integração com o java?

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Oi @maicon-william !

Utilizei um pouco do Postman para testes de API e, até onde utilizei, atende bem.

O Postman permite a criação de “collections” com os testes que tu deseja executar. Tem algumas alternativas para executar estas collections:

  • Direto na ferramenta/interface do Postman (uso)
  • Nodejs, utilizando newman (uso)
  • Java com postman-runner (ainda não usei, mas segue a mesma ideia)

Claro, devem existir outras alternativas para execução dos teus testes desenvolvidos no Postman mas as citadas acima já dão um norte.

Espero que ajude,

– Samuel Lucas

@samuellucas said in Manipulando o postman com java eclipse:

Java com postman-runner

Vou verificar esse Java com postman-runner , obrigado :)

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

@maicon-william se vc está usando Java, pq não usar o REST Assured? É uma lib excelente pra testes de API, muito simples de usar e tem uma DSL bem feita. https://github.com/rest-assured/rest-assured/wiki/GettingStarted

@stefanteixeira e aii, então eu estou usando essa api, mas falaram que postman é muito melhor, por isso pedi as dicas de postman, mas estou pensando em seriamente continuar com o rest-assured, obrigado pela dica! :)

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Postman é legal pra testar manualmente na hora, ir explorando a API, mas aí vc pode pegar essas informações e fazer um teste de API de verdade. Não faz muito sentido pra mim ficar pegando as collections do Postman e rodando pelo JUnit, só em último caso, mas eu vejo como algo desnecessário, visto que vc consegue criar testes com o REST Assured em pouco tempo e sem problemas.

@stefanteixeira concordo, vou fazer isso mesmo qe vc comentou, vou fazer os testes com o Rest Assured.

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Agora que li que vc já está usando, então não tem a menor razão mesmo pra parar de usar… mesmo o Java sendo uma linguagem extremamente verbosa, vc consegue escrever testes bonitos com a DSL do REST Assured.

Quando vc estiver numa situação de testar manualmente uma API, explorar os cenários possíveis pra executá-la, aí sim vc usa o Postman.

se vc jah tem um set de collection … talvezzzzzzzzzzz esse postman-runner ajude…

Buenas,

Apenas complementando as dicas do pessoal acima e acrescentando um pouco:

O Postman tem uma excelente interface para testes manuais, o que facilita muito quando queremos validar rapidamente os serviços. Tem também um Runner próprio para executar os testes da collection de forma automatizada, podendo ser definindo inclusive um fluxo de execuções que simule as requisições feitas pelo sistema.

Como o @samuellucas comentou, existe a opção adicional de compartilhar as collections para que sejam executadas externamente.

O projeto que trabalhei recentemente utilizou a Interface do Postman como forma de facilitar a criação de suítes de testes não apenas por quem estava dedicado à automação. Os demais colegas de teste que não tinham conhecimentos de programação auxiliaram criar e ampliar os cenários através da interface, já que a mesma tem snippets que auxiliam na validação dos retornos dos serviços.
Posteriormente utilizamos o runner em cli próprio da ferramenta, feito em nodejs - Newman - para executar as collections compartilhadas em um ferramenta de CI.

Sobre o Rest Assured, também já utilizei e recomendo.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.