Como antecipar em uma estória Bugs

Caros,

Como vcs fazem para antecipar bugs?
Trabalham mais próximo do PO?

Abraços!

Olá deyvisrf,

Na equipe que eu trabalho, nós tentamos sempre ter os QAs participando das reuniões de definição de requisitos pois assim ele já poderá pensar nos cenários de testes e possíveis cenários críticos.

Espero ter ajudado! :)

Ola @deyvisrf tudo bem?
Na empresa que trabalho, os nossos times são multidisciplinares, portanto estamos perto dos devs, POs, UX… Falo um pouco sobre isto é um post em um blog:
http://chatbotsbrasil.take.net/como-trabalhar-em-equipes-multidisciplinares/

Para facilitar procuramos ajudar, na parte dos critérios de aceite, para lembrar sempre dos cenários de exceção e principalmente a experiência dos usuários. Buscamos sempre ler as histórias, antes de serem desenvolvidas, para ver se não está faltando algo. E tentamos alertar para os devs o que pode dar mais erro.
Espero ter contribuído! :)

Bom Dia @deyvisrf
Na empresa que trabalho temos reuniões onde lemos e discutimos as historias já nessa reunião e possível diminuir os bugs, pois cada ponto levantado seja por Dev ou QA e anotado e discutido. Durante todo desenvolvimento o QA tem livre acesso aos Dev e vise versa onde eles conversam e discutem sobre o projeto, para que o minimo de bug seja encontrado nos testes.
Da uma olhada no blog do @André-Dutra que e muito bom…eu recomendo.

Ederson Dias

Olá @deyvisrf tudo bem? para antecipar os bugs eu costumo deixar a equipe sempre juntos (dev, suporte e teste) algumas reuniões com o cliente eu costumo levar alguém de de QA, outra coisa que faço é a definição de Ready, antes de terminar o Sprint, as próximas estórias já estão com refinamento e com critério de aceite, assim a equipe de QA já consegue antecipar bugs. Outra coisa que faço é, quando o PO está próxima, ele acaba ficando junto com o pessoal de QA.

O trabalho de caça a bugs deve ser feito pelo time, em tempo de desenvolvimento. Não existe bala de prata para este problema. Mesmo tendo excelentes profissionais no time, se a postura não estiver bem preparada, provavelmente o produto não terá boa qualidade.
Encontrar bugs antes é algo que vai se conquistando conforme o time conhece melhor o produto, tecnologias utilizadas etc.
A ideia aqui é: Prevenir bugs é melhor do que encontrar bugs.

Na minha opinião, uma das melhores alternativas é iniciar o teste antes. Por exemplo, se vc sai da reunião de planejamento (ou refinamento, enfim…) com o critério de aceite bem definido e inicia o desenvolvimento da automação destes testes enquanto o programador inicia o desenv. da tarefa, diminui-se muito o esforço de teste manual, deixando o testador com tempo pra fazer testes em cenários alternativos, usabilidade etc. Além de se criar uma aplicação mais test-friendly.

Às vezes temos que tomar cuidado com esta postura, pois podemos gastar muito tempo ‘procurando bugs’ e pouco tempo ‘validando se a aplicação resolve o problema do usuário’. Tudo deve variar de acordo com o risco envolvido no produto que você trabalha.

Nem sempre um produto isento de bugs é um produto de qualidade.

Recomendo a leitura neste livro: https://leanpub.com/AgileTesting/read
Também tem este material bacana do Elias Nogueira: http://eliasnogueira.com/evento-workshop-de-agile-testing-mindset/

Na empresa onde trabalho começamos o detalhamento de testes praticamente junto com o desenvolvimento e com isso conseguimos antecipar uma quantidade grande de Bugs e ou compatibilidades não previstas do ponto de vista do desenvolvedor e ou especificador.

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