Validar arquivo - Automação

@patrícia-araújo-gonçalves

Olá patrícia, não. Apenas apresentado ao cliente como resultado final. Eu tentei ao máximo esclarecer, talvez eu não esteja conseguindo me explicar. Talvez pq como eu vivencio isso todos os dias, algumas coisas sejam obvias para mim, mas não é bem assim. Apenas gostaria de validar o conteúdo de um arquivo txt, confrontando com os dados de um sistema em Dot Net.

@kennia Se eu vi bem, parece um arquivo de remessa ou de retorno. Quando eu trabalhei em banco e com telecom haviam arquivos dessa forma, em txt ou delimitados por “;” e resolvemos isso criando um programa em python que pegava as informações do banco e fazia um diff com o arquivo. Eu cheguei a parear com o dev na epoca, mas eu tava muito no inicio =), mas qualquer coisa chama ai que a gente troca essa idéia.

@thiagompereira

Olá Thiago,

Exatamente, não foi o que eu acrescentei na evidencia, mas o arquivo de remessa é um exemplo da minha necessidade. Agradeço, vou tentar verificar o Python.

Não, @kennia, no seu caso vc vai precisar usar os recursos da linguagem de programação desejada pra obter o texto desse arquivo e fazer asserções (asserts) no conteúdo que vc precisar validar.

Por exemplo, em Java vc pode usar a própria classe BufferedReader pra obter o conteúdo de um txt, ou usar a abordagem que as respostas do link do Galani está mostrando.

O mais simples possível seria criar um método que verifique se uma string (conteúdo que vc deseja verificar que existe no arquivo) existe dentro do arquivo, e retornar true ou false. Com isso, criar no seu teste um assertTrue em cima do resultado desse método.

Em resumo: tem que programar, ferramentas de teste não fazem isso. Se vc tiver alguma dificuldade, procure parear com algum desenvolvedor do seu time, é simples e rapidamente vcs conseguem implementar.

@stefanteixeira

Stefan, entendi. A dúvida era mesmo se existia ferramenta pra isso, como ja disse. Necessita de programação. Obrigada : )

@kennia Mas troca uma idéia com o Dev e pegam um dia e façam juntos =) … Vale bem a pena e pode resolver um baita problema!

Parear com um dev é bom porque, além de vc aprender, o dev vai poder entender melhor o que vc está querendo testar e qual a necessidade, e aí vcs implementam algo que te atenda perfeitamente :+1:

@stefanteixeira

Stefan,

Muito obrigada.

Agradecendo também pela paciência! : )

@thiagompereira

Thiago,

Agradeço pelas dicas! : )

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.