Agile Testers TechTalks | Test War Stories - Andreia Gaita @ Tech Lead do GitHub. Saiba mais aqui

Ferramenta/framework para testes com digitalização

• Bom dia, pessoal!

Alguém conhece alguma ferramenta ou framework para desenvolver testes automatizados que simulem a digitalização(scanner) ?

• Eu entendi… digitação… LOL… srry

• Exemplo:

Tenho uma funcionalidade que após o cadastro é necessário digitalizar um documento pra anexar ao cadastro antes de submeter(efetivar o cadastro).
    Atualmente fazemos todo o cadastro utilizando o selenium Web Driver, mas estamos implementar algo que automatize, o passo de digitalizar uma imagem para concluir o teste.

• seu software faz digitalização da imagem? ou esse passo é feito através de software de terceiros?
    Ou você quer simplesmente anexar uma imagem no formulário

• Isso, a aplicação que estamos construindo testes possui a opção de digitalizar um documento para anexar ao cadastro. Ao selecionar a opção de digitalizar na aplicação, ela redireciona ao software da scanner instalado no pc, fazemos a digitalização e após anexamos ao cadastro da nossa aplicação.

• manda alguns prints das partes que fazem isso pra gente entender melhor…
    (eu to aqui pensando que o sistema deve esperar um callback e blablbal… mas deve ser mais simples que isso…rs)

• Mas quais seria as alternativas que você utilizaria? Caso o cenário fosse anexar uma imagem ou fazer uma chamada ao um software fora a sua aplicação para realizar a digitalização?

• Vou dar uma lida, obrigado!

• Oi @alex-brenner ! tudo bem?

No teste que você executa, é feita alguma validação no arquivo que é digitalizado ou tanto faz? Se sim, sempre terá que alterar (possivelmente de forma manual) o arquivo que está sendo scanneado?

Já tive que automatizar uma situação semelhante e no meu caso, coloquei um arquivo “padrão” no projeto e sempre anexava o mesmo durante o cadastro (porque não fazia diferença). Se o conteúdo do arquivo que é scaneado não é dinâmico (como um boleto, por exemplo) talvez você possa seguir nesta linha…

Abraço,
    – Samuel Lucas

• Boa tarde!

Ainda não é o cenário que tenho aqui, existe uma janela na qual tenho um botão, ao clicar nele, ele buscar o dispositivo scanner e abre uma janela para que seja feita digitalização, após isso o usuário confirma e carrega a imagem para ser anexada ao cadastro.
    Preciso validar essa conexão com o dispositivo e também realizar uma digitalização(com um emulador ou ferramenta) que simule um scanner.

• @leonardo-galani

Dei uma olhada no link mencionado, mas realmente ele trabalha fazendo upload de arquivos.

O que irei precisar é fazer validação ao clicar no botão que abre o pop-up com uma janela de digitalização, neste momento a aplicação busca pelo dispositivo de scanner na máquina, caso não encontre ele emite um erro. Preciso de um “emulador” para fazer o papel do scanner neste processo.

• @alex-brenner, minha resposta vai ter mais perguntas que respostas, mas espero que te ajude em algo.

Não sei qual a descrição do seu ambiente, SO, linguagem e etc…

Fiz uma pequenina participação em um projeto a bastante tempo atrás que fazia simulação de devices, que no caso era um arduino. Usando python você tem duas libs que fazem interação com devices usb, pySerial e pyusb.

Em sistemas com base unix (Linux, mac, bsd e cia…) você pode criar dinamicamente um dispositivo em /dev/ttyUSBx (onde x é o número de identificação do periférico). Você pode mockar esse periférico em tempo de execução e selecionar o mesmo para a resposta do scanner. O único problema relativo a isso é que você vai ter que interceptar ou buscar algum padrão de um scanner para pode responder ao sistema a mesma resposta literal do device.

Como a maioria do pessoal por aqui usa java, tem um lib chamada RxTx que faz a interação com um periférico em /dev/tty.

Descreva melhor seu ambiente, talvez a gente possa te ajudar mais.