Início em Automação Mobile

• Olá, pessoal. Já automatizo há um tempo para nossas páginas da empresa em Desktop em Selenium Webdriver com C#.

Gostaria de testar essas mesmas páginas só que responsivas, quais ferramentas vocês indicam ?
    Achei o Appium mas disseram que ele é bom mesmo para aplicações nativas, para acessar a internet ele é bem lento, pesquisei também sobre o selenium GRID e o Browserstack.

• MVP

Olá…realmente, appium e outras ferramentas são mais “close to” nativos e híbridos até , uma certa época, pela falta de ferramentas para se testar.
    A lentidão é relativa… Agora, tua vontade é só ver sobre responsividade ou atingir alguns aparelhos nesse processo?
    Se puder colocar mais pontos para analisar seria uma boa.

• Não entendi muito bem, qual a diferença entre: responsividade ou atingir alguns aparelhos nesse processo ?
    rs
    Acredito que a intenção é apenas testar os navegadores de forma responsiva, esquecendo os apps. Queria saber qual vocês indicam.
    :)

• MVP

Então, muitas vezes tu tem “um set” de aparelhos (ou uma lista de aparelhos que a empresa “gosta”) e a automação se dá por ele. Dai é mais cuidar se em “x” aparelhos as coisas funcionam… dai seria uma gama menor de modelo vs tamanho de tela…
    Sobre responsividade é analisar pelos tamanhos. Dai seria uma gama maior de tamanho de tela vs navegador
    Eu acho que no teu caso, talvez alguma coisa relacionada a headless browser poderia te ajudar…acho que o selenium faz algo…(o PhantomJS faz…ou fazia…).
    Eu a muito tempo atrás usava o PhantomJS e uma lista de tamanhos de telas para ver isso…

• @Felipe-Luz olá, o que precisa validar nesta responsividade? É só rodar os testes em outras resoluções e verificar se a funcionalidade segue de acordo com o esperado? Se sim, talvez você possa usar o próprio mobile emulation do chrome/chromedriver/selenium e definir os devices de acordo com o que você precisa.

Se não quiser ficar “preso” a um device, de repente pode usar também o chromedriver, setando a resolução em que o navegador deve abrir. Inclusive, se na aplicação tem um range específico de resoluções que são cobertas (mediaqueries/breakpoints), talvez seja válido se limitar a testar nestas resoluções…

Tem esse framework aqui também, só que este ainda não utilizei http://galenframework.com/

• Então galera, eu poderia testar em resoluções responsivas usando o emulador do chrome. Mas vocês acham que é um teste válido? Porque manualmente já vi diferenças entre os mesmos testes no emulador do browser e no dispositivo em si (temos alguns celulares para testes).
    Tem alguma maneira de eu testar no celular rodando um código na minha máquina? E se eu fizer isso acredito que vou me limitar a uma quantidade “x” de aparelhos, certo?

Espero que tenha sido claro.

Obrigado pelas respostas de todos

• Felipe, pelo Chrome eu costumo testar simulando iPhone 5, iPhone 6, iPad, etc. Nas páginas que eu trabalho, não cheguei a ver muitas diferenças não, é bem razoável. Claro que testar no device real sempre é a melhor opção… aqui, dependendo da complexidade da página, eu dou uma testada em um iPhone e um Android que tenho. O negócio é ter disponíveis os devices pra testar.

Também dá pra vc usar serviços na nuvem que disponibilizem devices reais, como o BrowserStack, o TestObject, DeviceFarm, etc. Só esteja ciente que isso tem um custo e a comunicação com os devices nunca é 100%, é normal ter lentidão ou ter devices indisponíveis em determinado momento.

@Ramses-Saccol-de-Almeida @andrepm e outros que trabalham com Mobile, qual serviço na nuvem vcs recomendariam pro Felipe?

• Perfeito, Stefan. Vou ver sobre esses que você falou, no momento estou vendo uma videoaula sobre o browser stack e o sauce labs.

• MVP

Serviço na nuvem é caro…simular tamanho é melhor… Porém, se procura algo para fazer na nuvem…A Amazon tem um farm legal…e tem seus 1.000 minutos de graça para testar.
    O SauceLabs é 19 doletas por ano, mas um usuário e sem automação…browserstack é 29 doletas senão me engano mas é mais a vontade…
    Sobre a amazon, é meio chato , pq é 0.17 cents de dolar e é contabilizado um teste que passou + setup…
    Claro, se pagar 250 doletas por mes tu tem mais acesso, mas ainda assim doi…

• Beleza, mas SauceLabs 19 doletas por ano? BrowserStack 29 ? Esses preços são por mês, né? Pelo que vi eles são cobrados anualmente. Realmente são caros…

• MVP

Ó :
    https://saucelabs.com/pricing
    https://www.browserstack.com/pricing
    Independente do que escolher, vai sair bem caro…

• 29 dólares por mês é caro pra gente pagar do nosso bolso, mas pra uma empresa isso é mixaria… Pelo benefício vale a pena. A não ser que vcs mesmos queiram fazer um farm de devices, mas haja grana também pra comprar um monte de aparelho, ainda mais iPhone, iPad… :smile:

• MVP

@stefanteixeira Procurar algum serviço de nuvem lá na china…deve ser muito mais barato…aeuhaeuaeua

• Opa, Automação Mobile sou aprendiz. rss Estava vendo exemplos de testes com Appium.