Automação de teste para front e back end

Bom Dia, meu nome e Lis… sou tester,em uma empresa de programa de fidelidade,atualmente executo testes manuais no back end,banco de dados apenas com insert e select,em resumido realizado teste integrado manuais,pelo java e depois banco… Estou na labuta atual de automação de teste,li vários blog,mas ainda estou bem perdida,e meu segundo trabalho como tester,nunca utilizei ferramentas de teste,e estou tbm com a pressão de automação,e preciso melhorar…
Estou tentando usar o BDD,porem o time está com a mente bem fechada ainda.
Desculpem a duvida e peço a ajuda de você…
Participei do TDC,da trilha de testes,porem sou um pouco timida para conversar com o pessoal,e tbm estava trabalhando como voluntaria…

Por fim gostaria da dica de voces,sobre alguma ferramenta para front e back end,principal ferida é nossa REGRA DE NEGOCIO…

Bom dia

Dica de ferramenta, nesse ponto agora seria apenas um “embaralhador” de pensamentos…Ok, voce precisa de dicas…
Pelo que falou , a principal “ferida” nesse processo é a regra de negócio? Qual a situação que machuca?
Nesse ponto tu já tem o que precisa ser testado? (tanto back quanto front)?
Se puder falar mais um pouco sobre os teus problemas, talvez possamos te ajudar na parte de processo e, eventualmente, dicas de ferramentas aparecem naturalmente…
Buenas!

é como @Ramses-Saccol-de-Almeida disse, dica de ferramenta nesse momento só iria te confundir mais ainda, automação não é bala de prata pra tudo, explique melhor como funciona sua equipe ? é um time ágil ? possui cenários de teste maduros para serem automatizados ?
São muitos os pontos que devem ser analisados, pois automação de testes demanda tempo e pessoal, tente verificar a real necessidade de sua equipe …

Bom dia gente…
Trabalho da seguinte forma,para web usamos c#,para o back end eo java.
nosso time usa o scrum.
Nossa ferida ea regra de negocio,eu sou a unica pessoa da celula de QA…
Regra de negocio > requisito > execução…
Neste atual projeto front end,ja tenho o que deve ser testado,porem preciso do ambiente de homologação do cliente,neste ambiente front,e parte cadastral,formulario,edição de clientes,exclusão de clientes.
Em outro ambiente,irei testar um conversor de arquivos,em linguagem JAVA.

Obrigada gente…
Espero que tenha deixado mais clara os ambientes.

Ok, calma lá…vamos quebrar um pouco desse problema.

1. Se o requisito não é bem definido, tu nunca vai ter plenitude no teu serviço. Isso é um trabalho mais de alinhamento da informação do que saber o que automatizar.
    Até por que esse é o teu “golden path”… Tu precisa disso para ter sucesso no que tu vai escolher para automatizar e etc…

2. Ambiente de teste: Se o teste vai ser no cliente, ele foge um pouco do teu controle. E isso vai complicar em muito uma automação “descente”. Ou seja, vai ser preciso ter testes bem enxutos para ao falhar, se saber se foi do produto ou do ambiente.

3. Items a testar: Tu mesmo sabe de alguns fluxos para o front end. Então tu já teria como bolar alguma coisa que tu sabe que se "quebrar’ vai ser dor de cabeça imediata… Se vai usar BDD…ATDD…Tem que ser algo que tu te sinta confortável de executar, manter e adicionar/manter…

Dúvidas:

• Backend vai ser também em ambiente do cliente?
  • Como é o ambiente do cliente? Muito instável? estável? O inferno na terra? (ehhehe)
  • Tu falou em conversor de arquivo, que tipo de arquivo?

Com essa pouca informação, talvez tu possa tentar mexer com webdriver (Dai se tu tem afinidade em C#, mantenha essa linguagem, até para estar na mesma “lingua” dos desenvolvedores…)
E para backend seria necessário mais dados…

Mas o que quero que entenda é que ferramenta não vai lhe ajudar se antes vc não “organizar a casa”.
Na verdade, se for usar algo sem isso será bem frustrante e provavelmente será esquecido e largando em algum canto…

@lisleny-martins Ola, bom dia!

Sou colunista de um blog de para área de testes, lá compartilhamos nossas experiências em que vivenciamos no dia a dia dos nossos projetos.
Quando iniciamos a automação de testes também passamos por dificuldade, até chegar hoje em uma linguagem e ferramenta que nos atende. :)
E lá tem um campo para você nos encaminhar suas dúvidas, será um prazer trocarmos experiências.

http://taketest.take.net/

Conte com a gente, caso precise de tirar dúvidas.

Abraços,

Obrigada @André-Dutra ja entrei… obrigada novamente pela disponibilidade.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.