Por onde começar a automatizar?

Isso ae. Boa sorte e dúvidas, aproveita e manda por aqui no AT.
alt text

Vivi o mesmo cenário, realiza só testes manuais e não tinha no time que automatizava, logo, queria aperfeiçoar a forma que trabalhava, mas, ficava sem referência local.
No inicio, fiquei bem perdida e muita coisa foi feita na base de tentativa e erro, mas, ao longo de um ano, o projeto teve uma grande evolução com a ajuda da comunidade e contei essa experiência no link no a seguir. No mesmo, além de constar a diretriz que segui, cito um blog e um livro que me ajudou a resolver problemas que apareciam no caminho, como por exemplo, esse da quebra.
http://pricampos.blog.br/2016/12/11/automacao-de-testes-por-onde-comecar/.

@priscila-campos Nossa!! Muito bom!
Mas vc começou por testes de UI?

@thamiris, que bom que gostou. Espero que ajude!
Sim, comecei pelos teste de UI.
Em breve vou publicar detalhadamente como conduzir o projeto, mas, a comunidade ajuda muito.

@leonardo-galani said in Por onde começar a automatizar?:

Enquanto vc não compra o livro “clean code”… --> http://keeptesting.com.br/2017/03/30/se-voce-usa-if-no-seus-casos-de-teste-entao-precisamos-conversar/ :D

Eu estava olhando os códigos que eu fiz aqui, mas não consigo imaginá-los sem ifs, em algumas situações são necessários para chegar ao final do caso de teste, como devo contornar isso:?

@thamiris Talvez tu esteja pedindo mais do que o método deveria ter responsabilidade. Interessante é ver se isso não ficaria melhor em outro método que possa ser utilizado a um certo ponto…

@Thamiris Vendo o seu código, ele tem muitos problemas. O método de teste faz coisas demais, cheio de Thead.sleep, vários asserts, diversos if/else, try … catch().

Com isso o código fica muito suscetível a quebra mesmo (principalmente por causa do sleep()). Tente utilizar mais implicit waits. Além disso, o seu código é extremamente difícil de ser mantido e evoluído - e até mesmo difícil de entender o que está fazendo.

Outra coisa que você comentou é o uso de xpath. Em testes de UI, esse uso é extremamente frágil, pois eles são mais suscetíveis a falhas em qualquer mudança ocorrida na página.

Por fim, sugiro que você leia boas práticas de escrita de código, como Clean Code. Sugiro, também, que pesquise sobre Page Objects - vai te ajudar bastante no isolamento de mudanças.

@andrethiago Obrigada pelas dicas!

Estou realmente perdida na questão de automação com o Selenium. Vejo que preciso começar do zero de novo, mas quero começar direito. Porém sinto muita essa dificuldade da ausência de alguém mais experiente, pois essas informações que todos vocês me passaram, não encontrei em nenhum local quando pesquisei sobre selenium.

@Thamiris o livro Selenium Testing Tools Cookbook é ótimo e bem completo pra quem quer começar a aprender Selenium: https://www.packtpub.com/web-development/selenium-testing-tools-cookbook-second-edition

Todos os exemplos são em Java, então já te facilita também nesse aspecto. Li a primeira edição há uns 4 anos atrás e achei muito bom, abordava tudo que era necessário, e ainda tinham extras bem relevantes, como Selenium Grid, como gravar vídeos da execução, etc.

@thamiris O livro que o @stefanteixeira sugeriu abaixo é um bom início.

Além disso, posso sugerir 2 links do meu blog. Um introdutório ao Selenium e um outro sobre Page Objects.

Testes de aceitação automatizados com Selenium

Page Object: a chave para tornar seus testes de aceitação mais organizados!

Qualquer dúvida, é só chamar!

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.