Selenium: timeout no carregamento da página.

Gostaria de saber se existe alguma maneira continuar a execução dos testes no selenium , enquanto a página ainda não foi carregada.

Ocorre o seguinte: a página fica recarregando os seus elementos frequentemente pois recebe dados do servidor em tempo real, porém o selenium não executa os passos programados, pois a mesma ainda não foi completamente carregada.

Existe algum meio de ignorar o “page load” e continuar a execução do código?

Estou utilizando Python + Selenium + Behave nos testes.
Já procurei conteúdo na web e ainda não consegui resolver o problema.

Isso aconteceu comigo quando eu estava automatizando testes para uma empresa de telecom que tinha um ambiente de teste bem bosta, que dava timeout e includes que ficava uma eternidade carregado…

Na epoca eu usei java… uma thread especifica para abrir a pagina e outra thread para realizar os testes…

Agora não sei como está a API… mas como isso é “anormal” e a comunidade entende que um ambiente não estável não é um ambiente testável e que timeouts são bugs / erros a serem corrigidos, você vai ter que usar o #gohorse :)

Entendi.
Obrigado pelo conselho.
Vou tentar implementar os Threads nos testes. Pode ser que funcione a longo prazo, mas se isso não funcionar kkkkk
Ai é outra história…

@Leonardo-Galani

Os Threads funcionaram.
Obrigado pela dica, valeu a pena gastar um tempinho implementando.

EU imagino a dor de cabeça e stress que vc passou com seu ambiente…rsrs e fico feliz da minha gambiarra ter funcionado xD

[]s e boa sorte !

@daniel-ferreira, você pode iniciar o selenium em uma thread

from queue import Queue
from time import sleep
from threading import Thread
from selenium import webdriver

q = Queue()  # Queue são thread safe
driver = webdriver.Firefox()

def wait_page_load():
    """Espera explicita d carregamento da thread."""
    value = None
    while value != 'Done':
        value = q.get()
        print('esperando')
    print('pronto')

def selenium_get(page):
    """
    Executa uma espera explicita do load da página.

Args:
        - page: Página a ser carregada
    """
    q.put('xpto')
    q.put('lalala')
    q.put('eu, ein')
    driver.get(page)
    q.put('Done')

browser_thread = Thread(target=selenium_get,
                        kwargs={'page': 'http://google.com'})

wait_page = Thread(target=wait_page_load)

wait_page.start()
browser_thread.start()

wait_page.join()
browser_thread.join()
driver.quit()

Isso pode resolver seu problema relacionado a espera do selenium para continuar os testes.

Caso você tente executar um cenário enquanto outro cenário carrega, você vai ter vários problemas relacionados. Vamos analisar:

before_all
for feature in all_features:
    before_feature
    for scenario in feature.scenarios:
        before_scenario
        for step in scenario.steps:
            before_step
                step.run()
            after_step
        after_scenario
    after_feature
after_all

Como você pode ver no fluxo de execução do Context.Runner roda os cenários sequencialmente. Não existindo uma maneira de pular um cenário específico e retomar ao mesmo quando a execução estiver finalizada. Para que isso seja feito, você teria que modificar o framework para que você passe uma ‘tag’ quando o runner for iniciado e caso o cenário ainda não tenha o ambiente preparado, que ele seja realocado em scenario.steps. Algo como um realoc na fila de execução.

Uma outra maneira, sem modificar a fila do behave é pedir que a pagina seja carregada em um hook, antes da execução do cenário. Por exemplo:

def before_feature(context, feature):
    if feature.name == 'funcionalidade com problema':
        """
        Montar o esquema do driver assincrono aqui.

Aí você pode iniciar uma nova thread, que retornar um novo driver
            para o contexto.
        """
        context.assync_driver = start_browser_assync()  # Isso deixaria um novo driver rolando

Com isso, no inicio da feature um driver do selenium já estaria carregando o driver assíncrono para ser usado em um cenário específico. E antes do cenário iniciar você poderia trocar o driver oficial do contexto, contando nesse caso que você tenha um driver para executar todos os testes e nesse caso específico tenha que rodar com o alternativo:

def before_step(context, step):
    if step.name == 'step do driver alternativo':
        context.driver = context.assync_driver

Dessa maneira você conseguiria rodar somente esse cenário com esse driver, pq o que é definido em before_step só dura até after_step .

Não sei se isso deu uma luz, mas realmente é uma gambiarra infinita. SUHAUSAHSA

Um abraço.

@du da uma lida na thread ;) ele ja implementou as threads :)… mas a sua repsosta de como poderia ficar tb tá legal ;’)

@Leonardo-Galani, sim. Eu vi que já tinha funcionado. Só achei que poderia deixar o contexto de maneira menos macarrônica. Se não vira uma salada de frutas. USHAUSHAUSA.

Desculpa pela resposta atrasada, só respondi pq achei que poderia contribuir um pouco. Não briga comigo =(

USHAUSHSHUA

@du hmmm um exemplo funcional no gist seria uma bom… é só uma idea… :3

@du
@Leonardo-Galani

Fiz a implementação de duas Threads.
Em uma fiz a execução do navegador e a outra cuida de executar os passos do Behave com Selenium no navegador aberto pelo driver.
Com isso o problema foi resolvido e implementado com poucas linhas de código.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.