Cuidado! Casos de teste podem levá-lo a cegueira

• Dois conceituados testers Katrina Clokie e Aaron Hodder testaram uma teoria para destacar a cegueira por desatenção que pode ocorrer durante a execução de casos de teste com script.
    Continue lendo aqui: http://testeinteligente.com/cuidado-caso-de-teste-pode-leva-lo-a-cegueira/

• @marioramos18 É por isso que automatizamos testes :)

Isso ainda é verdade para contexto de fabricas de teste que trabalham com casos de testes tradicionais, gigantes cheios de detalhes e pedem para pessoas sem contexto do software executa-los

Meio que existe 2 tipos de cegueira no meu ponto de vista. Aquela do cara que está viciado com o software mas nao se aprofunda nos detalhes de seu funcionamento, logo ele sempre vai fazer a mesma coisa (Teste que já deveria ter sido automatizado) e a outra é que o cara le o caso de teste e se prende naquilo, sem olhar o mundo ao seu redor.

Quem foi que disse que Qualidade de Software era uma ciência exata? :) rs

• Deixar passar alguma coisa é normal. Ninguém consegue pegar 100% dos problemas. (se conseguisse, não iria precisar dos analistas de teste)

Mas concordo que tem gente que só segue o que está escrito. Ai realmente vai passar muita coisa.
    Mas quando isso acontece, na minha opinião, não é um analista de teste que está testando. É como se fosse um macaco astronauta que só reage por estímulos que foi treinado.

Ai entra a expertise do analista de teste. Com sua experiência e a vontade de se tornar cada vez melhor, vai atras de novos conhecimentos e técnicas, para tentar descobrir o máximo de falhas ainda no teste.

Como o teste automatizado não é feito para encontrar novos bugs, mas sim para “garantir” o funcionamento do que já estava funcionando, tive a idéia de criar um teste automatizado aleatório, sem roteiro.
    Ai tive o resultado de um teste exploratório automatizado, que me deu grandes retornos.

Escrevi um pequeno artigo falando sobre esse teste.
    http://bugs-busters.blogspot.com.br/2014/12/ui-automonkey-teste-automatizado-ios.html

Abraços!!!

• @Leonardo-Galani Legal o seu ponto de vista Galani.

Existem na minha opinião “n” motivos que podem levar um testador a cegueira. Um testador desmotivado ou que caiu da área de teste para se livrar de outro cargo na empresa por exemplo, deve ser a cegueira em pessoa rs

Independente da forma que são elaborados seus testes.