Testar uma ferramenta, produto, aplicativo é normalmente demorado e caro, mas fundamental para garantir que seus usuários tenham uma experiência positiva quando usam seus serviços móveis.

É sempre importante que você tenha certeza de que a experiência seja única para todos os usuários cada vez que utilizar a aplicação, principalmente quando ele for usar pela primeira vez.
Se você e sua equipe deixarem de fazer um bom trabalho de testes então os usuários vão acabar fazendo isso por você e ao contrário de seu time, seus clientes não têm as ferramentas ou o tempo para relatar problemas. Quando eles encontram uma falha, eles dificilmente voltarão a usar seu produto, e você nunca vai ouvir uma palavra desse cliente.

O objetivo de seus esforços de teste não é encontrar erros. Talvez o seu desenvolvedor realmente fez um grande trabalho e não cometer erros. Em vez disso, seu objetivo em teste deve ser o de compreender a qualidade do que você está oferecendo. Será que funciona bem? Funciona como esperado? Será que vai atender às necessidades de seus usuários para que eles voltem à usar de novo e de novo…

Esse é o mindset básico que todo time de teste deve ter.

E quando se trata de testar aplicativos móveis existem desafios ainda maiores. Será que o usuário vai ter a mesma experiência que eu tive quando testei a ferramenta dentro de um escritório com uma conexão com a internet quase sem falhas com upload e download?

slow-internet-connection_o_986448.jpg

Hoje existem disponíveis diversas ferramentas para auxiliar a simular as diversas condições de rede que o seu usuário pode encontrar.

Você pode também criar um proxy usando um Raspberry Pi e um pouco de vontade, com ele você pode configurar a velocidade de diferentes redes móveis: 3G, 4G, EDGE, GPRS e simular todas as possibilidades que seu usuário pode encontrar utilizando seu app, pode até mesmo liberar acesso para navegação sem tarifação ( prática comum em Serviço de Valor Agregado) onde um serviço pode ser acessado via rede móvel sem nenhuma cobrança.

O ponto é, sempre teste seus aplicativos levando em consideração as condições reais onde ele será mais usado.

** work in progress **