Como saber a % de code coverage dos testes automatizados para o projeto?

Dentro da automação temos que informar o % de code coverage que estamos trabalhando em cada projeto. Como posso mensurar e informar esse valor para os superiores?
Talvez através de uma mapeamento de features , e dentro desse mapeamento o quanto % cada uma tem cobertura, etc? Porém acaba sendo vago já que mudam com certa frequência e temos uma dependência…
Teria alguma outra maneira?

Depende da linguagem, existe ferramentas de code coverage que fazem o mapeamento de até onde seu teste chega no código.

Fazer isso manualmente é meio que perda de tempo…

Mesmo sendo testes de UI?

Para testes de UI vc pode traçar todos os cenários possíveis e confrontar com a qtde de cenários automatizados. Mas, muitas vezes, da uma trabalheira danada levantar todos os cenários possíveis.

@TJacon qual o nível de code coverage que você está utilizando? É a nível de testes unitários ou de testes funcionais / UI?

Para automação de testes funcionais você pode fazer um comparativo com os cenários de testes que foram mapeados. Por exemplo, de 100 cenários de testes, você tem 40 automatizados (ou seja, 40%). No meu caso, ajudava no planejamento do que seria automatizado e na priorização do que automatizar, pra não sair automatizando tudo (ou pelo menos pra automatizar em uma ordem de importância)…

Como você comentou, acredito que trabalhe com features e talvez essa abordagem também sirva.

Aproveitando, você utiliza BDD?

Se for a nível de testes unitários, o SonarQube possui funcionalidades para mensurar cobertura de código. Ainda não utilizei em projetos mas acho que pode te ajudar.

Espero que ajude, abraço! :)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.