Criando Facilidades no seu Teste - Teste Automatizado iOS

• Irei falar um pouco da minha experiência até agora com testes automatizados em iOS.

Depois do meu último artigo sobre testes automatizados em iOS, tive algumas idéias que agilizou e muito o meu trabalho.

Uma das coisas que mudou, foi a forma de organizar o script de teste.
    Pensei de como seria mais fácil se tivesse um “API” de teste, um script onde pudesse colocar todos os comandos, e no meu teste simplesmente chamasse a função.

No que isso me ajudou?
    Como hoje estou automatizando dois aplicativos em iOS, consegui usar o mesmo script “API” para ambos.

Deixa eu dar um exemplo:
    Em um determinado momento, precisei rolar a tela para esquerda e depois a tela para direita.

O que fazia antes, era colocar o código no teste. Se desse algum problema, ou se o elemento que manipulo mudasse por algum motivo, teria que ir alterando em todos os scripts onde uso.

Foi então que organizei da seguinte forma: tenho um arquivo de nome commands, onde coloco todos os códigos.

Screen Shot 2014-12-10 at 10.43.49.png

Ainda fiz um pouco a mais nesse código.
    Como o elemento a ser manipulado no app poderia mudar de um para o outro, fiz um tratamento.

Mas como isso me ajudou?

No script onde tenho que executar o teste, faço simplesmente assim:

telaDireita(x);
    telaEsquerda(x);
    x é o número de vezes que o código será executado

Não preciso mais escrever o código todo toda vez que preciso usar. Basta chamar a função telaDireita(x) que o código será executado.

Um outro benefício, é que onde você executa o seu teste automatizado, o código fica muito mais “limpo”.

Screen Shot 2014-12-10 at 10.51.18.png

Repare como o código fica muito mais fácil de entender e dar manutenção.
    Usando o mesmo princípio da função telaEsquerda e telaDireita, usei funções para outro comandos.

Assim, você consegui poupar muito mais tempo para a próxima funcionalidade a ser automatizada.

Abraços e até a próxima!

Gostou? Compartilhe

• MVP

Legal. Aproveitando. O que utiliza para os testes em android? Ou não precisa? Os seus testes ficam junto do código fonte do app?

• Opa, vamos por parte

Testes em Android tenho quase nada ainda, mas utilizo o Android Studio com o espresso, que é nativo.

Os testes ficam juntos com o fonte do app. Usamos aqui o github. Mas não é preciso ficar no mesmo lugar do fonte.

Abraços!!