Plano de Automação de Testes

Primeiro passo deveria entender o que leva mais tempo para testar e o que geraria mais valor se tivesse automatizado, feito isso, poderia escolher um framework para automatizar os testes, e fazer uma estimativa de tempo, com isso em mãos e colocar a mão na massa e com o passar o tempo vai ficando cada vez mais rápido automatizar os testes, visto que utilizando page objects fica mais fácil a reutilização do que já foi implementado.

@Rafael-Chiavegatto said in Plano de Automação de Testes:

se eu olhar o código que eu fazia a 4 anos atrás eu tenho até vergonha de dizer que é meu

Se tu não tem esse sentimento, tem algo de errado com o que tu faz…eheheheheh Um colega meu dizia, se tu não tem nojo do teu código de algum tempo atrás, tu está confortável com o que criou…E isso pode ser ruim…hehehe

@Ramses-Saccol-de-Almeida eu tenho nojo do código que eu faço depois de uma semana… :)

@samuel.pereira concordo contigo. Essa experiência aprendi em trabalhos anteriores, onde, primeiro analisava a tecnologia que estava sendo usada (Java, por exemplo) e via qual ferramenta se aplicaria melhor no tempo que tinha para execução dos testes e manutenção. Pra esse caso, já estou me adiantando nos estudos de Capybara (Cucumber + Selenium Webdriver) e montando alguns cenários simples, nada muito a nível de “padrões de projeto”, mas aos poucos, está acontecendo. :)

@Rafael-Chiavegatto A ideia é justamente essa: estimar tempo para poder justificarmos a complexidade do projeto. Por isso a ideia do plano de automação. Todos os testes executados estão sendo manuais (funcionais, exploratórios, entre outros). Teremos um ganho significativo quando automatizarmos os processos mais repetitivos e complexos do software.

Vi que esse assunto rende muito “pano pra manga” (hehehehe :D ). Pessoal, agradeço pela contribuição de todos nesse assunto. Vocês me ajudaram bastante nessa etapa. (y)

@Thiago-Ferreira cheguei meio tarde aqui hahaha mas ja passei pelo mesmo que voce, falei sobre “Como convenci meu chefe que deviamos automatizar testes” no TDC2014 e vc pode dar uma olhada nos slides aqui https://pt.slideshare.net/marcelo_rss/marcelo-soares-tdc2014

Acho que voce esta no caminho certo, mostrar o valor que a automacao traria para a empresa como um todo (e realmente eles nao conseguem enxergar sem uma boa explicacao hahaha, foque na reducao do esforco ($$$)). Mas fique atento, pois por mais que tenha um plano ele deve ser flexivel, seja aberto a mudanças, fatalmente as coisas mudam no meio do caminho e se voce nao tiver preparado ou quiser insistir em seguir o plano que tinha pode acabar nao mostrando o valor da automacao na prática.

@marcelorss sua apresentação é fantástica! :+1: , inclusive, tomei a liberdade de repassar o link pra outros colegas que estão passando pela mesma situação que eu. Valeu mesmo :)

Conforme havia falado, a questão do plano foi mais para termos argumento$$$ pra mostrar a diretoria o quanto de ganho a TI terá. Estou automatizando pequenos casos, pra aos poucos ir padronizando o código, e temos tido um ganho imenso em algumas validações.

@Thiago-Ferreira que bom que gostou! Espero que ajude voce e seus colegas, qualquer coisa que precisar eh so dar um toque!

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.