Automação com selenium em casos específicos

Olá pessoal,

Estou eu fazendo alguns UI testes com selenium e me surgiu alguns cenários que eu gostaria de saber uma melhor forma de automatizar.

1. Quando você está testando uma aplicação e para acessá-la você precisa receber um sms no celular com algum código e entrar com esse código na aplicação. Como testar um cenário deste tipo?

2. Quando você faz um registro em um site e recebe um email de confirmação ou até mesmo um email com algum código de acesso. Como validar que o email chegou?

Obviamente os testes não precisam ser APENAS com selenium, se existir alguma outra ferramenta para testar estes cenários, digam-me :)

abraços!

@Rafa

1. Normalmente uso algum dado já configurado para fazer isso. Ex: código xxxx é aceito no ambiente de testes por que é uma interação externa de díficil automatização e seu custo não é viável ou não foi aprovado. Muitas vezes é mais barato tu fazer um “caminho alternativo” para seguir o fluxo do que inventar a roda.
  2. Existem serviços de fake e-mail que tu pode usar alguma API para consumir. Eu ainda prefiro seguir o mesmo pensamento do 1 item.

1 - Geralmente seu sistema deve usar algum serviço que envia esse SMS. Prepara um ambiente de teste tenha um webhook que receba essa informações e disponibilize via API interna.

2 - Mesmo pensamento do primeiro item… mas existe esquema de email fake por ai como ramses falou… no meu caso eu ja vivi as 2 situações. Em um caso eu parseava a listagem de emails que o ambiente de teste gerava e procurava o que eu precisava… em outro caso essa info ja tava disponivel via APi /consulta de banco.

:)

Eu recentemente descobri um desses serviços de fake email, mas ainda não pude usar. Dá uma olhada:
https://www.mailinator.com/

1. Quando você faz um registro em um site e recebe um email de confirmação ou até mesmo um email com algum código de acesso. Como validar que o email chegou?

Apenas atualizando uma solução para este caso 2:

Pode ser usado este pacote para fazer este tipo de teste: https://www.npmjs.com/package/mail-listener2

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.