Como organizar um processo de QA em uma empresa?

Pessoal,

Estou criando a àrea de qualidade da minha empresa que até então, há apenas desenvolvedores. A empresa tem produtos tanto web quanto mobile (iOS) e inicialmente meus testes serão manuais em ambas as ferramentas (até pegar o jeito com automação). A pergunta é:

1. Como eu posso criar uma estratégia de testes? Aonde posso aprender mais sobre isso?

2. Para não ficar apenas testando sem rumo (apenas acessar as aplicações e sair testando) é válido organizar meus testes em resumidos casos de teste (não deixar a documentação muito longa)?

3. Quando vocês entram em uma empresa, acredito que ninguém vá para automação diretamente, então, quais são os primeiros passos para que possamos criar um verdadeiro processo de QA na empresa?

agradeço a atenção de todos desde já!

Bom dia @Marilia-Castro !

Bom, na minha opinião, não existe uma receita de bolo para a criação de uma área de qualidade na empresa. Acredito que existem muitas variáveis que podem fazer com que cada empresa tenha uma particularidade nesta criação. Contudo, eu vou citar algumas práticas que eu julgo ser importantes.

• Analisar e tomar conhecimento dos processos de desenvolvimento e dos próprios produtos que você irá testar
  • Estudar sobre testes de software
  • Criar um bom plano de testes
  • Criar um workflow para a área de testes
  • Documentar seus casos de testes, baseado nos requisitos
  • Documentar os resultados dos testes
  • Engajamento com a equipe de desenvolvimento

Inicialmente, esses são alguns pontos que me vem na cabeça, mas acredito também que, com a necessidade, irão surgir novos pontos (por exemplo, automação de testes).

Espero ter te ajudado.

Boa sorte nessa nova caminhada @Marilia-Castro !

@Marilia-Castro disse em Como organizar um processo de QA em uma empresa?:

Pessoal,

Estou criando a àrea de qualidade da minha empresa que até então, há apenas desenvolvedores. A empresa tem produtos tanto web quanto mobile (iOS) e inicialmente meus testes serão manuais em ambas as ferramentas (até pegar o jeito com automação). A pergunta é:

1. Como eu posso criar uma estratégia de testes? Aonde posso aprender mais sobre isso?

2. Para não ficar apenas testando sem rumo (apenas acessar as aplicações e sair testando) é válido organizar meus testes em resumidos casos de teste (não deixar a documentação muito longa)?

3. Quando vocês entram em uma empresa, acredito que ninguém vá para automação diretamente, então, quais são os primeiros passos para que possamos criar um verdadeiro processo de QA na empresa?

agradeço a atenção de todos desde já!

1) Como eu posso criar uma estratégia de testes? Aonde posso aprender mais sobre isso?

Primeiro é preciso entender o que está testando. Não existe milagre nesse ponto. Tu só vai começar a entender como abordar o sistema quando entender o mínimo do que ele faz. Como está criando a área, te prende ao entender o sistema (e não os vícios que ele pode ter…)

2) Para não ficar apenas testando sem rumo (apenas acessar as aplicações e sair testando) é válido organizar meus testes em resumidos casos de teste (não deixar a documentação muito longa)?

Olha, é válido. O foco aqui precisa ser em “organizar”. Se é com Caso de testes, mind maps…user stories, acho que tu que vai definir isso. Mas agora, no começo, é bom para entendimento que tu organize um material para consulta sempre que precisar… (até vale analisar se vai precisar entregar métricas em certo momento e bla bla bla…)

3) Quando vocês entram em uma empresa, acredito que ninguém vá para automação diretamente, então, quais são os primeiros passos para que possamos criar um verdadeiro processo de QA na empresa?

Bom, eu já entrei direto em automação em uma empresa, então essa afirmação é inválida…ehheehehe. Mas brincadeiras a parte. Tu precisa é começar a se organizar, entender o que está na tua volta (notou que organização ficou bem repetitivo né?). Essa parte conceitual é a mais chata (e toma um certo tempo significativo), mas depois tu vai vendo que “opa, esse fluxo aparece muitas vezes, acho que rola automatizar isso…”… ou … “opa, acho que essa feature aqui nunca foi implementada conforme é informada, acho que vou organizar um mind map aqui para acompanhar se estou fazendo certo…”…

ps: Se a empresa que tu trabalhar for de uma metodologia mais tradicional, melhor procurar um pouco o que a CTFL fala porque vão pentelhar muito em cima disso… (true story…)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.