È possivel automatizar o Captcha?

Galera, é possivel automatizar o captcha?

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Se tu conseguir isso, é pq tem algo de errado com o teu captcha. Normalmente, em ambientes de QA tu pode pedir um flag ou aceitar tais palavras (ou até campo em branco) para continuar o fluxo.

Em captchas como os do Google você pode automatizar a parte do clique na opção ‘Não sou um robô’ e colocar um tempo de espera considerável para que o usuário faça o que o captcha pede, para depois continuar com o ciclo.


Carol Ciola

@CarolCiola Ai… mas isso não é automatizar :(

Tem uns captchas bem toscos que dá pra fazer reconhecimento de letras com opencv e outras libs de manipulação de imagem… mas não vale o esforço… a não ser que vc esteja querendo fazer bots :)

lembro que recebia varios pedidos de gente querendo script automatizado para quebrar os captchas da vida… mas não me vendi a esse lado negro… :)

@Leonardo-Galani sei disso, mas foi o único jeito que consegui passar pelo captcha do Google na aplicação que estava trabalhando. Sugere outra forma?


Carol Ciola

Como o ramses falou… é possivel adicionar switches em arquivos de configuração para habilitar e desabilitar o captcha para ambientes de integração e de testes :)

a nível de curiosidade --> http://caca.zoy.org/wiki/PWNtcha

Interessante o link, mas no meu caso a aplicação conta com o OK do captcha do Google para prosseguir com o processo da página, desabilitar não seria a solução.


Carol Ciola

Tem uma coisa chamada “testabilidade” ( https://en.wikipedia.org/wiki/Software_testability … me corrige ai @Ramses-Saccol-de-Almeida ) que é o sistema desenvolvimento de forma a facilitar seu teste.

Exemplo: você pode ter seu código cheio de xpaths que podem quebrar caso layout mude ou vc pode ter seu codigo cheio de id de elementos / classes que sejam fixas e que façam sentido… Isso vai depender de como o sistema é codificado.

Esse tipo de coisa impede um sistema de integração continua de ser implementado… logo algo deveria ser feito pra melhorar a testabilidade desse formulário.

Bom dia,

Sim é possível, porém, a única forma que conheço de fazer isto é usando algum serviço especifico como o Deaph By Captcha ou 2Captcha e etc.

Usar OCR + automação sempre da merda.

@CarolCiola disse em È possivel automatizar o Captcha?:

Interessante o link, mas no meu caso a aplicação conta com o OK do captcha do Google para prosseguir com o processo da página, desabilitar não seria a solução.

Beleza, ela conta com isso. Mas tentar burlar o captcha não segue um processo “saudável” para um teste. Ele só deixa o teste mais frágil e de difícil manutenção. Fora o custo em termos de processamento (já vi testes ganhar 20 minutos em uma execução na quebra de um captcha. O reCAPTCHA do google tem keys para ambientes de teste que fica uma mensagem ali informando que é apenas para testes, (logo tem a sua lógica de segurança desabilitada, pelo que entendi). Chegaram a dar uma analisada nessa situação para ambiente de testes?

Normalmente esses serviços possuem “by pass” para ambiente de testes. O foco não deve ser o captcha , mas o fluxo do sistema…

obrigado pessoal :)

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.