Me diz o que você tem sido, proativo ou reativo?

• Algo que tem chamado minha atenção em projetos são fatores comportamentais.

Quando participa de um projeto qual sua postura? Ser reativo ou proativo?

Proativo: “Que se comporta ou pensa de modo antecipado; que busca identificar e resolver possíveis problemas com antecedência, por antecipação”[1]

Reativo: 1. que faz reagir, que suscita reação

1. que reage
    2. referente a reação
    3. que se define por uma reação [2]

Sugiro uma reflexão bem simples. Imagine o seguinte cenário: existe uma vela próxima a uma janela e que devido a um forte vento, a cortina balança incansavelmente, e ela está bem próxima da vela.

Qual é a melhor decisão a tomar diante de tal situação? Tirar a vela de perto da cortina, colocando-a em cima da mesa para evitar que a casa seja incendiada ou ligar para o bombeiro apagar o incêndio? Acabar com foco do incêndio ou andar sobre os destroços? Inalar a fumaça do fogo ou agir para que o fogo não se alastre?

Fazendo um paralelo com projetos a ideia é a mesma. É muito mais fácil tratarmos algumas situações antes que se transformem de fato em um problema, antes de “explodir” e ter de tratar quando ele já tomou grandes proporções. Às vezes podemos tomar a simples decisão de sermos proativos para evitar chamar o bombeiro antes que a vela incendei a casa toda. Cabe ainda dizer que nesse cenário sempre podemos ter visões diferentes, por exemplo, poderia ter alguém que opinaria que não deveria haver preocupação, já que o vento na verdade apagaria a vela ao invés de incendiar casa.

Vamos trazer o cenário para um projeto que use scrum, cenário de uma sprint[3]. Por diversas vezes nós até identificamos algumas situações que são potenciais problemas para a conclusão da sprint, impedimentos ou obstáculos, como queira chamar. Muitas vezes somos passivos a essas situações por vários fatores, seja por achar que não é seu papel “cobrar” o outro, ou por achar que concluir a sua atividade proposta para o dia é suficiente. Mas e o todo? Estamos olhando “com carinho” para ele? Ou será que estamos esperando que o outro olhe?

Post na integra: http://www.matera.com/br/2017/01/31/me-diz-o-que-voce-tem-sido-proativo-ou-reativo/

• MVP

Quando participa de um projeto qual sua postura?
    Sonolento…

• @Ramses-Saccol-de-Almeida Já experimentou tomar energético? Uma vez achei um bom, cor de criptonita, embalagem semelhante a de refrigerante, não dava me recordo o nome mas dava um “grau” ;) rs #Ficaadica

• MVP

nah…dormir era uma boa opção, mas tá complicado…heehe